NOTÍCIAS

Conferência de Abertura - Abertura da V Jornada Acadêmica e VI Seminário de Iniciação Científica da UFOPA

29 Ago 2016

         

A Comissão Organizadora da V Jornada Acadêmica informa que hoje será iniciada a programação da V Jornada Acadêmica da UFOPA com a Conferência de Abertura, sob tema Pesquisa e Educação na Amazônia que contará com as palestras dos Professores José Roberto Ruz Perez (UnB) e Antonio Minervino (UFOPA). 
Este ano a edição do evento não terá credenciamento. No entanto, é necessário a confirmação de presença por meio de assinatura na lista de frequência na conferência de abertura e nos seminários temáticos dos institutos.

No âmbito do VI Seminário de Iniciação Científica e VI Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação a Ufopa receberá oito pesquisadores, que atuarão como avaliadores nos trabalhos de iniciação científica (apresentados nos dias 01 e 02 de setembro) e também proferirão palestras na V Jornada Acadêmica (29, 30 e 31 de Agosto) nos Seminários proferidos pelos institutos.
Conferência de Abertura (29/08/2016)
Local: Auditório Tapajós - Unidade Tapajós
Hora: 18hs


Mais informações a respeito das participações dos convidados externos: 

Adalberto Luis Val

Palestra: O efeito das mudanças climáticas na biota aquática e terrestre

Dia 31 de agosto, no auditório Pérola – unidade Amazônia, entre as 19h e 20h

É biólogo, com pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, Canadá, estuda adaptações biológicas às mudanças ambientais, tanto aquelas de origem natural como aquelas causadas pelo homem. No INPA-MCTI desde 1981, envolveu-se com análises das necessidades da Amazônia relacionadas a educação, ciência e tecnologia. Tem apoio financeiro de agências brasileiras (CNPq, CAPES e FAPEAM) e estrangeiras (International Copper Association e The Leverhulme Trust) e atualmente coordena o INCT ADAPTA. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2002 e o Prêmio Excelência da American Fisheries Society em 2004. Em 2005 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências e atuou como seu vice-presidente para a Região Norte de 2007 a 2012. Em 2006 assumiu a Direção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e o administrou até junho de 2014. Em 2008 recebeu a Grande Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas e em 2013 foi admitido na classe Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ – nível 1.

Amaury Paulo de Souza

Palestra: Ergonomia Aplicada ao Trabalho

Dia 31 de agosto, no auditório Pérola – unidade Amazônia, entre as 16h e 17h

Possui graduação em Engenharia Florestal - Universidade Federal de Viçosa (1972), mestrado em Ciência Florestal - University of Washington (1976) e doutorado em Ciência Florestal/Exploração Florestal/Ergonomia - University of British Columbia (1984). Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - FUMEC (2001) e o titulo de Ergonomista Certificado - ABERGO. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Viçosa e coordenador do Laboratório de Ergonomia - LABERGO. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Técnicas e Operações Florestais, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, colheita florestal, mecanização florestal, transporte florestal e segurança do trabalho.

Fernando de Pilla Varotti

Palestra: Quimioterapia Antimalárica: velhos problemas, novas soluções

Dia 31 de agosto, no auditório Wilson Fonseca – unidade Rondon, entre as 14h e 15:30h

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e pós-doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Membro fundador do Núcleo de Química Biológica da UFSJ (NQBio) e chefe do Laboratório de Bioquímica Medicinal (LBqM). Membro do European Academy for Tumor Immunology (EATI). Membro do Conselho Deliberativo do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFSJ (NIT). Tem experiência nas áreas de Parasitologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: malária, câncer, quimioterapia e mecanismo de ação de compostos bioativos. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ – nível 2.

Francisco Ferreira de Sousa

Possui graduação (2002) e Mestrado (2005) em Física pela UFPA e Doutorado (2010) em Física pela UFC. Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-UNIFESSPA/Unidade de Marabá. É revisor da Applied Physics Letters e consultor de projetos das agências: FAPEPI, FAPERO e CNPq. Foi revisor do Journal of Chemical and Engineering Data (2010-2013). É membro Titular da Academia Paraense de Ciências-APC. Possui experiência nas áreas de Ensinos de Física e Matemática. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ – nível 2.

Maria Cristina Soares de Gouvea

Palestra: Escola e diversidade: questões para o tempo presente

Dia 31 de agosto, no auditório Wilson Fonseca – unidade Rondon, entre as 18h e 19h

Possui graduação em Psicologia (1983), mestrado em Educação e Ciências Sociais (1990), doutorado em História da Educação (1997) pela Universidade Federal de Minas Gerais , pós- doutorado em História pela Oxford University (2010), pós- doutorado em História da Educaçao pela Universidade de Lisboa (2005). É professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua no Programa de Pós- Graduação, orientando alunos de mestrado e doutorado. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educaçao da UFMG (GEPHE), e do Núcleo de Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da UFMG ( NEPEI/ UFMG). Áreas de pesquisa: 1. História da Educação: a. história da infancia, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância, b. historia da formação e profissionalizaçao docente. 2.Estudos da infância: a. Saberes sobre infância b. Infância e cultura. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ – nível 1-B.

Paulo Jorge de Oliveira Ponte de Souza

Palestra: O papel da variabilidade climática no rendimento de culturas de grãos do estado do Pará

Dia 31 de agosto, no auditório Pérola – unidade Amazônia, entre as 17h e 18h

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1999) e doutorado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal Rural da Amazônia. Atua na gestão administrativa da UFRA como Diretor do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos-ISARH com cargo eletivo ativo até o ano de 2017. Ministra as disciplina Agrometeorologia para agronomia e Engenharia Florestal em nível de graduação, e as disciplinas Agrometeorologia experimental e Evapotranspiração para a Pós-Graduação em Agronomia. Tem experiência na área de Meteorologia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, Agrometeorologia, Modelagem agrometeorológica de crescimento e rendimento de culturas, Modelagem de risco climático, impactos de mudanças climáticas na agricultura, e balanço energético em agroecossistemas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Reinaldo Luiz Bozelli

Palestra: Lago Batata em Porto Trombetas: uma longa história

Dia 02 de setembro, no auditório Tapajós – unidade Tapajós, entre as 17h e 18h

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais também pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e Instituto Max-Planck de Limnologia, em Ploen, Alemanha. Realizou estágio Pós-Doutoral no Instituto de Estudo dos Ecossistemas, em Pallanza, Itália (2005-06), com cujo grupo mantém projeto de cooperação para estudos de estágios de resistência e restos sub-fósseis de organismos planctônicos. Professor TItular Departamento de Ecologia da UFRJ, do qual foi chefe no período de 2014-15, sendo também membro do CA Ecologia-Limnologia do CNPq desde 2015.Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia geral, plâncton, recuperação de ambientes aquáticos e educação ambiental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B.

Luis Roberto Cardoso de Oliveira

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Master of Arts (in Anthropology) - Harvard University (1984) e doutorado em Antropologia - Harvard University (1989), nos EUA. Foi presidente da Associação Brasileira de Antropologia (2006-2008) e é Professor Titular no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, assim como do Programa de Pós-Graduação em Direito da mesma Universidade. Também foi Pesquisador Visitante na Université de Montréal, no Canadá (1995-1996), na Maison des Sciences de lHomme, na França (2006), e Professor Convidado na Université Diderot Paris 7, Sorbonne Paris Cité, em fevereiro-março de 2012. Sub-coordenador do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC) com sede na UFF. Foi co-editor do Anuário Antropológico entre 2002 e 2015. Tem experiência de pesquisa no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá/Quebec e na França, com ênfase nos seguintes temas: direitos, cidadania, democracia, políticas de reconhecimento e conflito. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ – nível 1A.