Início & Notícias - Orientações para Apresentação de Trabalhos PIBIC e PIBITI

Orientações para Apresentação de Trabalhos PIBIC e PIBITI

11/09/2017
Orientações para Apresentação de Trabalhos PIBIC e PIBITI

Os bolsistas PIBIC e PIBITI são obrigados a apresentar os resultados de seus trabalhos na forma oral no Seminário de Iniciação Científica organizado pela Proppit.

As apresentações devem ser feitas utilizando o software Microsoft Powerpoint, ou similar, e convertidas em PDF. Esta orientação se deve ao fato de alguns computadores da instituição utilizarem o Microsoft Office e outros LibreOffice e a possibilidade de desconfiguração da apresentação é grande, o que não ocorre se o arquivo estiver em PDF.

As apresentações dos alunos que exporão seus trabalhos na quinta-feira devem ser entregues na Diretoria de Pesquisa (Av. Mendonça Furtado, nº 2.440, sala 08) na quarta feira, das 08h às 15h.

As apresentações dos alunos que exporão seus trabalhos na sexta-feira devem ser entregues na sala 201 do Prédio Laranja da unidade Tapajós na quinta-feira, das 8h às 15h.

É imprescindível que as apresentações sejam entregues no dia anterior pois já serão organizadas no computador a ser utilizado em cada sala.

O bolsista deverá chegar ao local da apresentação com, no mínimo, 15 minutos de antecedência. A apresentação terá duração de 10 minutos e a cada avaliador terá 5 minutos para arguição.

O orientador do bolsista DEVERÁ estar presente na apresentação de acordo com o item 2 “Compromissos do Orientador”, subitem "d "do Edital nº 02/2016 Proppit/Ufopa.

A avaliação das apresentações orais será realizada por uma banca composta por 02 avaliadores, um avaliador será da Ufopa e outro será externo.

Após a apresentação os avaliadores terão cinco minutos cada para arguir o bolsista.

Quando pelo menos um dos avaliadores sugerir correções o aluno DEVERÁ submeter novamente o resumo com as alterações, no prazo de 17 a 25 de setembro. Caso alterações sejam sugeridas será entregue uma ficha ao bolsista com os apontamentos.

A não submissão do resumo corrigido implicará na exclusão do resumo dos anais do evento.

Os critérios de avaliação que serão considerados são:

1. Qualidade do texto do resumo (concordância, ortografia, redação científica)

2. Os objetivos estão bem estabelecidos?

3. A metodologia foi adequada?

4. Os resultados foram apresentados adequadamente?

5. A conclusão obtida foi coerente com os objetivos do trabalho e com os resultados obtidos?

6. A pesquisa realizada foi adequada à iniciação científica?

7. A pesquisa é relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico da região?

8. O trabalho baseia-se em bibliografia atual e abrangente/suficiente?

9. Avalie a didática e os recursos audiovisuais da apresentação do aluno.

10. Avalie o conhecimento do aluno sobre o tema e segurança durante a apresentação e arguição.

Os certificados do evento estarão disponíveis para download no endereço http://www.ufopa.edu.br/certificados/ a partir do dia 31 de outubro de 2017.

Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Reitoria: Rua Vera Paz, s/n (Unidade Tapajós) Bairro Salé CEP 68035-110 Telefone (93) 2101-4911 E-Mail reitoria@ufopa.edu.br Santarém, Pará, Brasil