Início & Notícias - Orientações para Apresentação de Trabalhos PIBIC - Ensino Médio

Orientações para Apresentação de Trabalhos PIBIC - Ensino Médio

11/09/2017
Orientações para Apresentação de Trabalhos PIBIC - Ensino Médio

Os bolsistas PIBIC – Ensino Médio farão suas apresentações em formato de banner, no dia 16/09/2017, das 9h às 11h, no prédio Laranja da unidade Tapajós da Ufopa.

No dia destinado à apresentação de trabalhos, o autor deverá fixar o banner a partir das 8h.

Das 9h às 11h, o bolsista e seu orientador deverão estar presentes junto ao banner para a apresentação.

O banner deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão.

As informações, a elaboração e impressão do banner são de responsabilidade do bolsista e seu orientador.

a) O banner deve ter as seguintes dimensões: Largura 90cm e altura 1,20m.

b) Deverá constar no banner: Título idêntico ao do resumo submetido, que deve ser destacado em negrito; Nomes e instituições do orientador, do autor e dos coautores; Instituição de fomento.

c) O banner deverá ser claro e autoexplicativo.

Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis.

O texto do banner deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros. Sugere-se para o texto utilizar fonte tamanho 24, no mínimo; para o título fonte 54; e para os nomes dos autores e instituição de origem fonte 44.

d) Quanto à estrutura: Título; Nomes dos autores; Escola/unidade acadêmica; Dados da pesquisa (breve introdução, objetivo(s), metodologia, resultados e conclusões).

Mencionar origem da bolsa de Iniciação Científica.

A avaliação do trabalho ocorrerá no momento das apresentações.

Os critérios de avaliação que serão considerados são:

1. Qualidade do texto do resumo (concordância, ortografia, redação científica)

2. Os objetivos estão bem estabelecidos?

3. A metodologia foi adequada?

4. Os resultados foram apresentados adequadamente?

5. A conclusão obtida foi coerente com os objetivos do trabalho e com os resultados obtidos?

6. A pesquisa realizada foi adequada à iniciação científica?

7. A pesquisa é relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico da região?

8. O resumo baseia-se em bibliografia atual e abrangente/suficiente?

9. Avalie a didática e os recursos audiovisuais da apresentação do aluno.

10. Avalie o conhecimento do aluno sobre o tema e segurança durante a apresentação e arguição.

Os certificados do evento estarão disponíveis para download no endereço http://www.ufopa.edu.br/certificados/ a partir do dia 31 de outubro de 2017.

Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Reitoria: Rua Vera Paz, s/n (Unidade Tapajós) Bairro Salé CEP 68035-110 Telefone (93) 2101-4911 E-Mail reitoria@ufopa.edu.br Santarém, Pará, Brasil