Início & Notícias - Seminário de Iniciação Científica socializa projetos do Pibic na Jornada Acadêmica

22/08/2018

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) começou hoje, 22, a programação da oitava edição do Seminário de Iniciação Científica, no âmbito da VII Jornada Acadêmica da Ufopa.

O Seminário consiste na apresentação dos projetos desenvolvidos a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que atende alunos de graduação da Ufopa, e também do Pibic/EM, que envolve alunos do ensino médio da rede pública.

Durante esses três dias, haverá a socialização de 128 projetos, que passam por avaliação de professores da Ufopa e também de outras instituições. As apresentações dos trabalhos começaram na manhã de hoje em salas de aula na Unidade Tapajós e vão até amanhã.

Os projetos estão relacionados às seguintes áreas temáticas: Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Naturais, Geociências, Educação e Ciências Sociais Aplicadas.

O diretor de pesquisa da Proppit, professor Gabriel Costa, destacou a importância do Pibic como um programa que incentiva o desenvolvimento da carreira científica dos estudantes. “Ao trabalhar em um projeto de pesquisa, os alunos começam a delinear a sua carreira. Muitos dos doutores, hoje, desenvolveram uma carreira científica desde sua graduação com as bolsas de iniciação científica”, disse o professor.

Os projetos desenvolvidos no programa, além de serem importantes para os acadêmicos, também são importantes para dar suporte aos grupos de pesquisa da universidade.

De acordo com professor Gabriel, aos bolsistas de iniciação científica é dada a oportunidade de se aprofundarem, pois começam a desenvolver habilidades de programação computacional, práticas laboratoriais mais aprimoradas, e conhecem metodologias diversificadas.

O acadêmico Marcos Paulo Araújo, do nono semestre do curso de Matemática e Física, foi um dos alunos que apresentaram trabalho na manhã desta quarta-feira. Segundo ele, o envolvimento no projeto de pesquisa abre possibilidades para o conhecimento de aspectos da pesquisa, no caso da dele, no campo da educação. Também enfatizou que a socialização permite que os alunos conheçam as experiências uns dos outros, ampliando as informações quanto às temáticas envolvidas. “A exposição do trabalho é importante porque a gente conversa com outros que estão fazendo pesquisas na área, proporcionando interação e o conhecimento de outros trabalhos”, enfatizou.

A Proppit organizou as apresentações de acordo com as áreas temáticas. Confira a lista dos trabalhos, dos bolsistas e dos avaliadores AQUI.

Confira aqui as fotos das apresentações.

22/8/2018

Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa

Reitoria: Rua Vera Paz, s/n (Unidade Tapajós) Bairro Salé CEP 68035-110 Telefone (93) 2101-4911 E-Mail reitoria@ufopa.edu.br Santarém, Pará, Brasil