Buscar somente nesse site.

Campus Juruti

Ultima atualização em 26 de Maio de 2022 às 15:53

Resultado da avaliação in loco do INEP-MEC para o curso de Agronomia

26 de Maio de 2022 às 15:54

Na última terça-feira, 24/05/2022, recebemos, com muita satisfação e alegria, a nota da avaliação in loco do INEP-MEC, realizada no período de 18 a 20 de maio de 2022, para o curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Universitário de Juruti, da Universidade Federal do Oeste do Pará (CJUR/UFOPA).

O curso da Agronomia em Juruti iniciou em novembro de 2017. Atualmente possui 5 turmas em andamento, com 169 discentes ativos, e com previsão da 1° formatura para o início de 2023! A nota 4 representa uma conquista coletiva, fruto do trabalho de servidores, discentes e comunidade jurutiense ao longo desses 4,5 anos de curso!

Vale ressaltar que cursos que possuem nota (conceito) 4, significam o oferecimento de uma ótima formação, infraestrutura e apoio aos discentes. Diante disso, um curso com NOTA 4 no interior da Amazônia, em uma universidade multicampi e pública, representa uma grande conquista para a educação regional!

No processo de avaliação in loco, são avaliadas 3 dimensões. A primeira delas corresponde a "Organização didático-pedagógica", com destaque para os itens Perfil profissional do egresso e Estágio curricular supervisionado, ambos que receberam nota 5. Além disso, itens como Estrutura Curricular; Políticas institucionais no âmbito do curso; Objetivos do curso; Metodologia e Atividades complementares; Apoio ao discente; e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem, receberam nota 4. Na segunda dimensão "Corpo Docente e tutorial", destaque para os itens: Núcleo Docente Estruturante – NDE e Corpo Docente, onde ambos receberam nota 5. Já na dimensão 3, de "Infraestrutura", tivemos nota 4 para os seguintes itens: Espaço de trabalho para o coordenador; Sala coletiva de professores; Acesso dos alunos a equipamentos de informática; Bibliografia básica por Unidade Curricular; e Bibliografia complementar por Unidade Curricular.

Estamos conscientes que ainda temos muitos desafios pela frente. Com o relatório de avaliação da comissão do INEP/MEC, o NDE, colegiado do curso, direção do CJUR e gestão superior, farão uma avaliação minunciosa dos pontos que elencados, a fim de que em uma próxima avaliação, os mesmos já estejam superados. Além disso, com a saída da 1º turma, teremos que acompanhar a alocação profissional desses egressos, bem como trabalhar na consolidação do curso, gerando oportunidades para fortalezer o desenvolvimento de pesquisas científicas, ações de extensão universitária e aperfeiçoamento/inovação de práticas de ensino.