Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 22 de Junho de 2022 às 14:31

O Curso de EAq/Cmal promoveu a palestra "Panorama da Nutrição de Organismos Aquáticos: uma visão histórica", ministrada pela Dra. Lorena de Moura

Por Ivana Veneza

Sobre a palestra:

A palestrante fez um resgate do desenvolvimento da aquicultura ao longo do tempo e como a evolução da atividade, em relação aos sistemas de cultivo e formas de manejo, foi acompanhada pelos aspectos alimentares e nutricionais de organimos aquáticos cultivados. Professora Lorena contextualizou a influência de momentos históricos sobre a atividade aquícola, como as Grandes Navegações, Segunda Guerra Mundial, Revolução Verde e Revolução Azul.

Além disso, explicou como os conhecimentos produzidos em outras áreas das Ciências Agrárias puderam ser aproveitados para as tecnologias de produção rações para Aquicultura, e os pontos positivos e negativos desse fato. Também pontuou que a sustentabilidade da produção aquícola, perpassa pelo desenvolvimento de rações mais sustentáveis, principalmente com foco em aproveitamento de resíduos regionais.

Os alunos do curso estiveram presentes em peso na palestra e puderam aproveitar o rico momento de compartilhamento de conhecimentos, que ocorreu no último dia 21, no auditório do Campus de Monte Alegre, marcando o retorno gradual das atividades presenciais de ensino, as quais deverão ser integralmente presenciais a partir de setembro, quando inicial o semestre letivo de 2022.1.

Sobre a palestrante:

Lorena Batista de Moura possui graduação em Ciências Biológicas (2007) e em Zootecnia (2011), pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado e Doutorado em Zootecnia na área de Produção Animal, também pela Universidade Estadual de Maringá (2014 e 2018). Seu doutoramento contou com um período sanduíche, durante o qual desenvolveu parte de sua tese na Universidade do Porto, em Portugal. Atuou como professora substituta na Faculdade de Engenharia de Pesca, do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e como professora efetiva no Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Capitão Poço. Atualmente é professora na Faculdade de Engenharia de Pesca, do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Bragança. Atua nas áreas de desenvolvimento de tecnologia de cultivo e nutrição de organismos aquáticos."

/media/file/site/montealegre/imagens/2022/ee3d8b26061d19b144a4aae51d0ff979.jpeg
/media/file/site/montealegre/imagens/2022/240a1ce0a72a787769138b8decc768d9.jpeg
/media/file/site/montealegre/imagens/2022/8bf9d1d8705f4c1014fa7bea6478d812.jpeg
/media/file/site/montealegre/imagens/2022/99fbe30812c70619971f92de571e85f6.jpeg