Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 6 de Julho de 2021 às 15:42

Parceria com a prefeitura garante construção da sede da Ufopa em Monte Alegre

Doação do terreno de 21 mil metros quadrados já está concluída

“Uma importante conquista para a educação superior na região Oeste do Pará”. Foi assim que a vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Xavier, definiu as ações que deram início ao processo de construção da sede definitiva do Campus da Ufopa em Monte Alegre, com a doação do terreno feita pela Prefeitura Municipal.

Nesta segunda-feira, 5 de julho, a vice-reitora recebeu em mãos, da vice-coordenadora do Campus Monte Alegre, Ivana Barbosa Veneza, o documento.

Localizado na área urbana da Cidade Alta de Monte Alegre, o terreno, doado pela municipalidade na administração do prefeito Matheus Almeida (MDB), mede 21.490 metros quadrados e irá receber as instalações físicas permanentes do Campus Monte Alegre (CMAL).

Em ato simbólico ocorrido no último dia 1º de julho, a diretora do CMAL, Marcella Radael, e o prefeito assinaram o documento que garante à Ufopa a posse do terreno. O título definitivo já foi lavrado e está nas mãos da diretoria do campus.

“Receber o título definitivo do terreno doado à Ufopa renova as esperanças de ter o campus universitário instalado em Monte Alegre. É um importante passo para a concretização do sonho do povo montealegrense, que tanto clamou pela vinda da Ufopa para o município”, afirmou a diretora Marcella Radael.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/5bc80505cdd5426f506112129e3a6b2d.jpg

Diretora Marcella Radael assina título definitivo do terreno
durante ato simbólico em 01/07/2021. Foto: Acervo pessoal.

Desenvolvimento regional — Radael considera que a chegada da sede definitiva em Monte Alegre será um fator de desenvolvimento: “Um campus universitário traz consigo benefícios que vão além dos muros da universidade, é um fator de desenvolvimento regional, quer seja pelas ações diretas que realiza em benefício da comunidade ou pelas ações indiretas, como efetivos econômicos imediatos, a partir, principalmente, do comércio e dos serviços, pois carrega consigo várias demandas da instalação da infraestrutura e do capital humano antes ausentes. Mas, acima de tudo, há de se levar em conta a contribuição cidadã que uma universidade fornece através da disseminação do conhecimento, do crescimento pessoal e profissional e do fator de proporcionar àquelas famílias que não teriam acesso ao ensino superior, devido às condições para mobilidade, a oportunidade de realizar este sonho que permeia a vida de tantas pessoas”.

Conquistas familiares  A diretora ressalta ainda as conquistas familiares proporcionadas pela Ufopa na cidade de Monte Alegre: “A maioria dos nossos alunos, hoje, são os primeiros do núcleo familiar que têm acesso à faculdade. Com a possibilidade de consolidação, crescimento e expansão que um campus próprio pode proporcionar, este impacto positivo será ainda maior”, comemora.

Recursos — A vice-reitora da Ufopa, Aldenize Xavier esteve recentemente em audiência como o senador Paulo Rocha, em Belém, na qual ele destinou recursos no valor de R$ 1 milhão de reais, oriundos de emendas parlamentares, que serão aplicados na construção da sede de Monte Alegre. Recursos próprios da Universidade garantirão a conclusão do prédio. “A obra do campus terá um custo em torno de R$ 3 milhões e tem previsão de início no final do ano de 2021. Na primeira etapa será construído um bloco de salas de aula para atender às demandas mais urgentes”, explicou Xavier.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/1125d5db56705d0befedd65e49a961bb.jpg

Vice-reitora Aldenize Xavier e Profa. Jorgiene Oliveira (Ufopa/Alenquer)
são recebidas pelo senador Paulo Rocha, em Belém, 21/06/2021.
Foto: Acervo pessoal de Jorgiene Oliveira.

Plano de trabalho — A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufopa, por meio do superintendente Vítor Viana, enviou à Diretoria de Planejamento (Diplan) o memorando 86/2021, anexo ao qual consta o Plano de Trabalho para a Construção do Campus Monte Alegre.

Obras no multicampi — O prédio de Monte Alegre será a terceira obra de sede definitiva multicampi entregue pela gestão do reitor Hugo Alex Diniz e da vice-reitora Aldenize Xavier (2018-2021), entre outras edificações na sede e nos campi. Já foram construídos, inaugurados e entregues dois prédios: o Bloco Padrão de Itaituba e o Bloco Padrão de Alenquer, ambos com quatro andares.

Lenne Santos — Comunicação/Ufopa, com informações da direção do Campus Monte Alegre

05/07/2021

Servidores de Monte Alegre e autoridades municipais exibem título definitivo do terreno, 01/07/2021. Foto: Acervo pessoal de Marcella Radael.