Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 23 de Setembro de 2021 às 15:02

Ufopa apresenta projeto de construção do Campus Universitário de Monte Alegre

No valor de R$ 6 milhões de reais, projeto foi apresentado para a comunidade acadêmica e representantes dos Poderes Legislativo e Executivo do município.

Um prédio ecologicamente sustentável, com acessibilidade e concebido para atender às necessidades do curso de Engenharia de Aquicultura. Os detalhes do projeto de construção do Campus Universitário da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Monte Alegre, elaborado pela equipe da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com servidores, professores e alunos, foram apresentados na terça-feira, 21 de setembro, para a comunidade acadêmica local e para os representantes dos poderes municipais Legislativo e Executivo.

O campus da Ufopa será construído no terreno doado pela Prefeitura Municipal de Monte Alegre em julho deste ano. No valor de R$ 6 milhões de reais, o projeto concebido pela Sinfra contempla a construção de uma edificação de dois pavimentos, denominada “Bloco Monte Alegre”, composta por 20 ambientes divididos em salas de aula, auditório com 90 lugares, biblioteca, laboratório de informática, arquivo, almoxarifado e o setor administrativo, além de um anexo de laboratórios e a urbanização do terreno.

“O prédio será provido de acessibilidade, com plataforma elevatória. Além disso, o Campus vai contar com toda a parte de infraestrutura, pavimentação, calçadas, estação elevatória com poço, energia elétrica, entrada de dados. Também já vai possuir a infraestrutura necessária para a instalação das placas fotovoltaicas, posteriormente”, explica a arquiteta Adriana Chiba Queiroz, da Sinfra.

A obra, que será licitada ainda este ano, está prevista para começar no início de 2022, com prazo de execução de 24 meses. “É um prédio pensado para as necessidades do curso de Engenharia de Aquicultura, que hoje funciona em Monte Alegre, já apontando para a possibilidade de outros cursos que vierem a acontecer no município”, afirma o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, que completou: “Com a finalização dessa etapa, começa agora a etapa de licitação. A nossa previsão é assinar o contrato com a empresa que vier a ganhar essa concorrência já em janeiro do próximo ano, com previsão de término da obra em 2023”.

“Recentemente conseguimos a assinatura do termo de doação definitiva do terreno, e agora a Reitoria apresentou o projeto que satisfaz boa parte das nossas demandas”, afirma a vice-diretora do Campus Monte Alegre, Ivana Veneza. “O nosso campus agora consegue vislumbrar uma consolidação. Certamente a Universidade se fortalece mais com essa possibilidade de consolidação do Campus Monte Alegre, tendo em vista que a Ufopa é uma universidade que já nasceu multicampi, a justificativa dela existir é essa. Quando o Campus Monte Alegre se fortalece, não é isoladamente, porque isso representa o fortalecimento da instituição como um todo”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/1af37348ce62a3c1efd14527ed4657dd.jpeg
Vice-reitora Aldenize Xavier; vice-diretora Ivana Veneza, reitor Hugo Diniz.
Foto: Maria Lúcia Morais, 21/09/2021.

Recursos — “Foram reuniões muito produtivas. Pudemos apresentar o projeto e ouvir as demandas dos servidores e alunos do campus durante a manhã, e à tarde tivemos uma reunião importante com a Câmara de Vereadores e o prefeito para que juntos possamos captar mais recursos para esse projeto audacioso que estamos licitando este ano”, afirma a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, que coordena o Comitê Gestor de Obras. “É um projeto no valor de R$ 6 milhões, então precisamos captar orçamento. Já temos previsão de emenda parlamentar de R$ 1 milhão e do orçamento da Universidade de R$ 500 mil, e precisamos buscar mais recursos para efetivar a obra aqui na região”.

Além do apoio para captação de recursos parlamentares para a obra, os gestores da Ufopa também solicitaram a cessão, por mais cinco anos, da Escola Municipal Orlando Costa, onde o campus funciona desde o início de suas atividades; o retorno da área doada para as dimensões originais; e uma maior articulação com o Governo do Estado no âmbito do Programa Forma Pará, visando à oferta de outros cursos de graduação.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/ff7687f7e90f87ba586cf8f853053953.jpeg
Público presente à apresentação do projeto.
Foto: Maria Lúcia Morais, 21/09/2021.

Sustentabilidade — “Esse campus vai nascer com a marca da sustentabilidade. O prédio mais sustentável da Ufopa será, com certeza, o do Campus Monte Alegre”, afirma o superintendente de Infraestrutura, Vítor Viana. “Ele é baseado no prédio do Núcleo de Salas de Aula que fizemos em Santarém, sendo que a Sinfra melhorou o projeto, com correções necessárias e acrescentando elementos novos”.

Vítor Viana explica que o campus terá um sistema de captação de água de ar-condicionado e de chuva para aproveitamento nos banheiros (mictórios e vasos sanitários), além de uma estação de tratamento de esgoto. Já o projeto arquitetônico do prédio foi pensado para fazer o melhor aproveitamento da iluminação e da ventilação natural. Um sistema fotovoltaico para produção de energia solar também foi projetado e deverá ser implantado posteriormente: “Todos esses critérios juntos colocam esse campus em uma condição de exemplo de sustentabilidade”.

Maria Lúcia Morais — Comunicação/Ufopa

22/09/2021

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/5923cabfae3942743d877c7bf76965a7.jpeg
Reunião na CM de Monte Alegre com prefeito e vereadores.
Foto: Maria Lúcia Morais, 21/09/2021.

Bloco Monte Alegre. Imagem: Sinfra/Ufopa.