Buscar somente nesse site.

Campus Monte Alegre

Ultima atualização em 24 de Maio de 2022 às 22:09

Defeso: Abordagens educativas em prol da preservação das espécies

O período denominado de Defeso, trata-se de um período específico regulamentado por dispositivos legais, que proíbem a captura de peixes no seu período reprodutivo, como forma de garantir que estarão protegidos e possam continuar contribuindo com a perpetuação de sua espécie. O defeso é uma importante ferramenta na conservação dessas espécies, que além de desempenharem seu papel ecológico, também contribuem com a segurança alimentar e geração de emprego e renda. O consumo de pescado é de grande relevância nutricional, econômica e cultural, em especial na região Norte do Brasil, em que o consumo está acima da média nacional. Este consumo porém, é abastecido em grande parte pela pesca extrativa, esta por sua vez, apresenta sinais de declínio e a garantia legal de proteção das espécies no período de reprodução é uma importante ferramenta para mitigar os efeitos negativos da pesca desenfreada. Para que o defeso seja efetivo, é decisivo que todos os atores envolvidos com a captura, venda e consumo do peixe, conheçam o defeso e compreendam sua importância, e deste modo, sejam sensibilizados a respeitá-lo. Em Monte Alegre,município com diversas comunidades ribeirinhas que praticam pesca em rios e lagos, peixes importantes como tambaqui, pirarucu, mapará, acari, pacu, entre outros tem seu período de defeso compreendido de outubro à maio, variando com a espécie, mas é sabido que ainda assim há captura e venda dessas espécies, sem observara medida legal. Dessa forma, o presente projeto aplicará abordagens educativas, tais como oficinas, palestras,divulgação de panfletos digitais e impressos, vídeos para redes sociais e cartilhas explicativas, para conscientização sobre o defeso. Tudo isso em consonância com o componente curricular de Práticas Integradoras de Extensão, proporcionando assim aos discentes do curso a oportunidade de vivenciarem a extensão universitária desenvolvendo a consciência da importância desta para sua formação. Essas ações serão realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e com o projeto Estratégias Educativas para Efetivação do Defeso e Popularização da Aquicultura no Município de Monte Alegre, Baixo Amazonas, Pará, já em andamento propiciando a ampliação de áreas atendidas anteriormente aumentando assim o alcance das ações. Desta forma,espera-se promover, através de interação direta entre a universidade e a comunidade, a divulgação da importância do período de defeso para a conservação das espécies.

Situação: Em andamento

Vigência: 01/05/2022 a 30/04/2023

Natureza: Extensão

Integrantes:

Dra. Marcella Costa Radael - Coordenadora

Dra. Ivana Barbosa Veneza - Vice-Coordenadora

MsC. Geany Cleide Carvalho Martins - Colaboradora

Fabricio Alves da Silva - Colaborador

Daniel Pinto Siqueira - Colaborador (bolsista Pibex)

Luan Patrick Moura de Souza - Colaborador (bolsista Pibex)

Filipe dos Santos Neres - Colaborador (voluntário)

Waylla Maria Andrade do Amaral - Colaboradora (voluntária)