Você está aqui: Página Inicial Notícias 2016 Março Ufopa organiza grupo de estudo para avaliação dos impactos do projeto do porto no Maicá

Pe. Guilhermo Grisales aborda os impactos a serem causados na área do Maicá. Foto: Karen Santos.

Um grupo interdisciplinar de professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) começou a reunir-se com o objetivo de desenvolver um plano de trabalho para avaliação dos estudos relacionados aos impactos ambientais do projeto de construção de um porto no lago do Maicá, em Santarém.

A reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, enviou documento ao Ministério Público Federal manifestando o interesse da instituição em participar do processo de análise dos impactos, considerando a importância da discussão e o papel da Universidade no processo de desenvolvimento da região.

O grupo de professores é formado por mestres e doutores em diversas áreas do conhecimento abrangidas pelo Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) e Instituto de Ciências da Sociedade (ICS). Em um primeiro momento, o estudo será direcionado à avaliação do estudo de impacto ambiental, divulgado no sítio da Secretaria de Meio Ambiente do Pará (EIA: http://www.semas.pa.gov.br/documentos/estudos-de-impacto-ambiental/, RIMA: http://www.semas.pa.gov.br/documentos/relatorio-de-impacto-ambiental/).

A organização desse grupo atende à demanda apresentada por instituições da sociedade civil de Santarém. Entre essas organizações estão: cinco associações de moradores da área do Maicá, Terra de Direitos, Fundação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, Colônia de Pescadores Z-20, União das Entidades Comunitárias de Santarém (Unecos), Federação das Associações de Moradores e Organizações Comunitárias de Santarém (Famcos), Federação das Organizações Quilombolas de Santarém, Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (Sapopema), Pastoral Social e Cáritas da Diocese de Santarém.

Rosa Rodrigues - Reitoria/Ufopa

11/3/2016