Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Abril Universidade de Suriname deve firmar parceria de intercâmbio com a Ufopa

Universidade de Suriname deve firmar parceria de intercâmbio com a Ufopa

Foto: Albanira Coelho

O objetivo é que haja troca de experiências de estudantes entre as duas instituições

Estudantes e professores do curso de Mestrado em Energias Renováveis do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa da Anton de Kom Universidade de Suriname (Adekus) estiveram visitando a Ufopa com o objetivo de conhecer as iniciativas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área de estudo dos mestrandos. Eles também vieram em busca de parceria entre as duas instituições. Ao todo, 21 pessoas do Suriname e da Guiana participaram de um encontro com a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, no dia 31 de março, oportunidade em que falaram dos interesses em promover estágios nas unidades da instituição e também de alunos da Ufopa terem a experiência de estágio na Adekus.

No dia 30 os estudantes visitaram as instalações da Ufopa na base de Curuá-Una e trocaram experiências com alunos do curso de Engenharia Física. Para o coordenador do Mestrado em Energias Renováveis da Adekus, Rudi Van Els, o momento é de busca de maiores conhecimentos devido aos alunos estarem entrando na fase de preparação das teses. “Precisamos ter essas parcerias para melhor fundamento dos trabalhos e proporcionar aos estudantes a oportunidade de buscar novos conhecimentos. Nosso reitor deverá estar dia 18 de abril no Pará e vamos tentar agendar para esta oportunidade a assinatura da minuta da parceria com a Ufopa e definir as áreas de pesquisa em que ela será firmada. Temos que fortalecer o sistema de intercâmbio, principalmente no que se refere ao aprendizado das línguas inglesa e portuguesa, que observamos ser este o fator principal para interação entre os estudantes”.

O coordenador do curso de Engenharia Física da Ufopa, Carlos Célio Sousa da Cruz, explicou que o curso é promissor na região Amazônica e dá ênfase às áreas de energia, automação e materiais. “Vamos efetivar nossa pesquisa na área de energia e já estamos com pesquisadores para que isso seja concretizado. Achamos interessante a visita desses estudantes porque ano passado levamos nossos alunos do curso de Engenharia Elétrica (com ênfase em energia) para conhecer todo o sistema desenvolvido pela UFPA e IFPA, além de irmos até Tucuruí, acompanhar o funcionamento da hidrelétrica. Estamos muito felizes com a possível parceria que irá enriquecer ainda mais o conhecimento dos nossos estudantes, abrindo novas oportunidades de estender seus estudos a países parceiros”.

Para a reitora Raimunda Monteiro, o acordo “significa a concretização do projeto de internacionalização da Ufopa e é de extrema importância para o fortalecimento da educação entre os países. Vamos aguardar os próximos passos pra concretizar a colaboração efetiva entre as universidades e desta forma beneficiar nossos estudantes”.

Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa

5/4/2017