Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Setembro Abertura da VI Jornada Acadêmica debate ensino, pesquisa e extensão na Amazônia

Abertura da VI Jornada Acadêmica debate ensino, pesquisa e extensão na Amazônia

Abertura oficial da VI Jornada Acadêmica da Ufopa. Foto: Josemir Moreira, 11/9/2017.

O estado do Pará vive um paradoxo: crescimento e pobreza". As palavras do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), Eduardo Costa, foram proferidas durante a mesa-redonda realizada durante a abertura da VI Jornada Acadêmica da Ufopa, no auditório da Unidade Tapajós na noite de segunda-feira, 11 de setembro. Antes do debate, ocorreu a solenidade oficial de abertura da Jornada. Costa justificou a afirmação alertando que o estado recebe investimentos "porém esses investimentos não estão conseguindo consolidar uma sociedade mais justa, mais inclusiva e mais igualitária”.

Solenidade – A solenidade de abertura lotou o auditório da Unidade Tapajós com alunos de graduação e de pós-graduação, pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de cursos. Além do vice-reitor Anselmo Colares, integraram a mesa oficial: a pró-reitora de Administração (Proad), Geane Martins; o pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep), Everton de Sousa; a pró-reitora de Gestão Estudantil (Proges), Edna Marzitelli; a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen), Aldenira Scalabrin; o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Tiago Vieira; João Ricardo Vasconcelos Gama, representando o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Sérgio de Melo; e ainda o representante do Diretório Acadêmico Indígena (Dain), Gilson Tupinambá.

O vice-reitor Anselmo Colares, que na ocasião representou a reitora Raimunda Monteiro, ressaltou a importância da revista "Exitus" da Ufopa, que tem a classificação “Qualis A”. Afirmou, ao cumprimentar os bolsistas de iniciação científica da Ufopa, que o “processo de obtenção de conhecimento não se dá apenas na sala de aula, mas por meio de várias atividades, entre as quais eventos deste tipo, que propiciam aos ouvintes um tipo de curiosidade que vai levar à produção de conhecimento”.

Neste ano, a Jornada Acadêmica voltou a ser realizada por meio de uma ação conjunta de três pró-reitorias, de acordo com o pró-reitor da Procce, Tiago Vieira, porque reuniu os “três pilares da educação superior: ensino, pesquisa e extensão, o que representou um avanço”.

Para a pró-reitora da Proen, Aldenira Scalabrin, a VI Jornada representa troca de conhecimentos, aprendizagem e interação. Aldenira chamou a atenção para os números alcançados em 2017: “Tivemos 76 minicursos aprovados, 303 resumos, 2011 inscrições efetivadas, de hoje até sábado teremos atividades todos os dias”.

O Prof. Dr. João Ricardo Vasconcelos Gama representou o pró-reitor da Proppit, Sérgio de Melo: “Com 275 bolsistas em atividade na Ufopa significa que a pesquisa já faz parte da formação do estudante”.

Mesa-redonda - Com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão na Amazônia: desafios na atualidade”, a mesa-redonda mediada pelo vice-reitor Anselmo Colares, reuniu, além do presidente da Fapespa, Eduardo Costa, a Prof. Dra. Ynglea Goch (ICTA), Prof. Dr. Luiz Percival de Brito (Iced), e a pró-reitora de Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Profa. Dra. Marcele Regina Nogueira Pereira.

Uma breve apresentação do grupo Carimbatuque, que em sua formação tem alunos da Ufopa, e do grupo de senhoras da terceira idade dançarinas de carimbó do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS-Santana), encerrou a solenidade de abertura.

Nesta edição, ocorrem simultaneamente o VII Seminário de Iniciação Científica, o III Salão de Extensão e o V Seminário de Graduação, que estão sendo realizados nas unidades Amazônia, Rondon e Tapajós do campus de Santarém da Ufopa. Nesta quarta-feira, 13 de setembro, ocorrem os seminários temáticos dos seis institutos (Isco, IEG, Ibef, ICS, ICTA e Iced) e do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI).

A Jornada Acadêmica está prevista no Calendário Acadêmico e encerrará as atividades no próximo sábado, 16 de setembro, com a premiação dos melhores trabalhos dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), às 17h no auditório da unidade Tapajós.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

13/9/2017