Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Setembro Consun aprova regimento para eleição de reitor e vice-reitor

Consun aprova regimento para eleição de reitor e vice-reitor

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovou ontem, 28, o regimento eleitoral para escolha de candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor, válido para o próximo mandato, de 2018 a 2022.

A consulta direta à comunidade acadêmica já tem data marcada: será no dia 5 de dezembro de 2017, de 8h às 21h. As seções eleitorais funcionarão em todos os campi e, em Santarém, nas Unidades Amazônia, Rondon e Tapajós. O critério de apuração será o da paridade, com peso de 1/3 para cada categoria.

Poderão se candidatar aos cargos de reitor e vice-reitor professores integrantes da carreira de magistério superior, ocupantes de cargos de professor titular ou associado, ou que possuam doutorado, neste caso independentemente do nível ou classe do cargo ocupado.

A inscrição será de candidatos ocorrerá de 23 de outubro até as 17h do dia 27 de outubro. Deverá ser apresentada a chapa, acompanhada do respectivo programa de trabalho, currículo Lattes, declaração de vínculo institucional, cópia do imposto de renda, orçamento de campanha e declaração de desincompatibilização.

Até o dia 20 de outubro, os candidatos deverão afastar-se de todas as atividades acadêmicas e administrativas.

A Comissão Eleitoral de Consulta irá coordenar e supervisionar todo o processo. Cada categoria deverá escolher três representantes para integrar a Comissão, constituída até o dia 10 de outubro.

Campanha eleitoral – O período de campanha eleitoral será de 6 de novembro a 4 de dezembro. Os candidatos poderão distribuir material impresso, identificado com número e nome da chapa, além de divulgar os programas das chapas, em debates, vídeos, entrevistas e visitas às instalações da Universidade.

Por outro lado, o regimento proíbe expressamente: afixação de propagandas eleitorais em espaços institucionais, exceto nos quadros de avisos; uso de outdoors e carro de som, bem como distribuição de bonés, camisas e outros objetos de uso pessoal; uso direto ou indireto de recursos humanos, financeiros, materiais e/ou patrimoniais para cobertura de campanha eleitoral; participação em mesas em eventos acadêmicos, bancas de concurso ou eventos administrativos oficiais.

Em caso de descumprimento, os candidatos poderão ser punidos com advertência, suspensão, cassação de candidatura ou outras sanções previstas em lei.

Acesse o Regimento Eleitoral para Eleições de Reitor e Vice-Reitor para o período 2018-2022.

29/9/2017