Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Setembro Ufopa adota sistema eletrônico para eleição de representantes do Consun

Ufopa adota sistema eletrônico para eleição de representantes do Consun

Pela primeira vez, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) irá realizar um processo eleitoral totalmente online por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição), a ser implantado pelo Centro de Tecnologia da Comunicação e Informação (CTIC) para a votação dos integrantes do Conselho Universitário (Consun), no dia 2 de outubro de 2017.

O SIGEleição já foi adotado por outras universidades brasileiras, tendo sido usado por mais de 35.000 eleitores em 800 eleições. Desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o sistema permite a realização de processos eleitorais e consulta de forma eletrônica com mecanismos de sigilo do voto, segurança da informação e auditoria das eleições.

Com a ferramenta, espera-se maior participação da comunidade acadêmica na votação, já que o sistema poderá ser acessado a partir de qualquer computador ou smartphone conectado à Internet. O processo de apuração também será mais fácil, econômico e ágil do que a votação tradicional em papel.

Ao final da eleição do Consun, o CTIC fará uma avaliação do sistema e indicará possíveis ajustes para próximas eleições: "Precisamos verificar se nesta eleição o acesso dos estudantes e servidores ao pleito eleitoral ocorreu de forma satisfatória, considerando as particularidades de acesso à internet em nossa região. Após estas análises, o CTIC terá como avaliar melhor a utilização da ferramenta no âmbito da instituição", ressalta o diretor do CTIC, Valkir Santos.

Como funciona – O SIGEleição será gerenciado pela Comissão Eleitoral. Apenas o presidente terá a chave de segurança, que permite iniciar, encerrar e homologar a votação.

O acesso do eleitor será feito com o login e senha já utilizados pelo servidor ou estudante no sistema SIG (SIGRH, SIPAC, SIGAdmin e SIGAA) e que não devem ser compartilhados com ninguém. Após a escolha dos candidatos, o eleitor deverá ainda responder a uma pergunta de segurança, relacionada a dados pessoais. Essa segunda etapa de segurança busca evitar que pessoas tentem fraudar a eleição para favorecer determinado candidato.

Cada pessoa poderá acessar a tela de votação uma única vez. Ao finalizar a indicação dos candidatos de sua preferência, o eleitor receberá um cartão de confirmação, que poderá ser impresso ou arquivado. Se tentar acessar o sistema novamente, só terá acesso à mensagem de confirmação.

O sistema eletrônico também garante sigilo do processo eleitoral. Ninguém terá acesso ao voto do eleitor, nem mesmo a Comissão Eleitoral. Isso porque o sistema arquiva apenas o número de votos que cada candidato obteve e quais eleitores votaram, mas não exatamente em quem cada eleitor votou. “São dados criptografados, a gente não tem essa ligação de voto e em qual candidato o eleitor votou. O que o sistema faz é só salvar o voto para depois contabilizar quantos votos aquele candidato teve e descobrir o vencedor. Em relação ao próprio eleitor, é só para saber se ele já votou e não vai votar de novo”, explica o analista de tecnologia da informação Antonio Sousa.

Eleição simulada – Para que a comunidade acadêmica se prepare para a votação eletrônica e o CTIC detecte eventuais falhas no sistema, será realizada uma eleição fictícia nos dias 25 e 26 de setembro. Todos os docentes, técnicos e discentes poderão acessar o SIGEleição e ver, na prática, como ele funciona, além de sanar dúvidas e corrigir informações antes da eleição principal.

Escolha de conselheiros – Nas eleições para o Consun, a comunidade acadêmica irá escolher os representantes das categorias de discentes, docentes e técnicos nos Conselhos Superiores de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e de Administração (Consad). Cada Conselho terá 4 titulares e 4 suplentes de cada categoria e exercerá mandatos de dois anos. Como instância máxima de deliberação e consulta da Universidade, irão discutir matérias acadêmicas, administrativas, patrimoniais, orçamentárias e financeiras que impactam toda a comunidade acadêmica. Mais informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis na página do Consun.

Assista ao vídeo do SIGEleição:

Quer saber mais sobre o SIGEleição? Acesse a página Wiki do CTIC.

Luena Barros - Comunicação/Ufopa

6/9/2017