Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Setembro Ifes do Pará buscam apoio parlamentar para ampliar dotação orçamentária

Ifes do Pará buscam apoio parlamentar para ampliar dotação orçamentária

Foto: Albanira Coelho

Na tarde de quinta-feira, 28, uma comitiva de deputados federais e estaduais, além de senadores filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), esteve visitando as instalações da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Na ocasião, a reitora Raimunda Monteiro e uma equipe formada por pró-reitores, diretores de institutos e alunos recepcionaram o grupo e lhe repassaram a importância da Universidade para a região Oeste do Pará.

Durante o encontro, na sala de reunião da Reitoria, foram realizadas exposições sobre os trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão na Ufopa e dos valores orçamentários, após o contingenciamento feito pelo Governo Federal. O debate girou em torno do período de fragilidade pelo qual a educação ofertada pela universidade está passando.

Para a reitora Raimunda Monteiro, a visita é de grande importância para a Ufopa, por “consideramos que temos uma universidade aberta à integração. Por isso, temos muita satisfação de receber aqui dirigentes e parlamentares da Amazônia e de fora dela, considerando o papel que uma universidade do tamanho da Ufopa exerce, se somando aos esforços de outras instituições federais de ensino existentes na Amazônia, que já têm papel importante na integração do conhecimento no país”.

Entre as metas dos parlamentares paraenses está a tentativa de aprovação de uma emenda que visa a destinar recursos para investimentos em cinco instituições federais de ensino no Pará, entre elas a Ufopa. Segundo o deputado Zé Geraldo, a emenda apresenta o valor de R$ 100 milhões para serem distribuídos entre cinco universidades, sendo 30% para UFPA e os 70% restantes divididos entre as demais. “Se aprovada a emenda, a Ufopa terá, para 2018, mais R$ 17,5 milhões no orçamento, o que já ajuda a dar andamento a alguns projetos”.

Reunião em Brasília - Na quarta, 27 de setembro, a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, esteve em reunião de reitores em Brasília, ocasião em que obtiveram a emenda impositiva dos R$ 100 milhões para serem destinados às Ifes implantadas no Pará. Outro momento em que a Ufopa se fez presente nas demandas que envolvem a junção de esforços para manutenção do ensino superior público na região foi na manhã de segunda-feira, 18 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em Belém. Na oportunidade, houve uma sessão especial para discutir a situação das universidades públicas brasileiras e de institutos de pesquisa.  A Ufopa foi representada pelo vice-reitor, Anselmo Colares. Leia aqui a matéria sobre a sessão na Alepa.

Visitas - Os parlamentares conheceram as obras do Modular Tapajós, além do laboratório de Farmacotécnica, onde foram recepcionados por um grupo de estudantes e pesquisadores (tiveram a oportunidade de conhecer um dos projetos – batom de jambu) e o laboratório de Bioativos. Devido à agenda com o I Seminário do PT da Amazônia, que está ocorrendo em Santarém desde quinta, 28, e segue até 30 deste mês, os parlamentares não conseguiram finalizar as visitas a todas as unidades da Ufopa, mas disseram estar cientes da importância da universidade para a região.

A comitiva - Estiveram presentes na visita à Ufopa a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR), o senador Paulo Rocha (PT/PA), os deputados federais Zé Geraldo (PT/PA), Beto Faro (PT/PA) e Leo de Brito (PT/AC) e os deputados estaduais Airton Faleiro (PT/PA) e Carlos Bordalo (PT/PA).

Albanira Coelho – Comunicação/Ufopa

29/9/2017