Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Agosto Consun começa a definir processo para escolha de conselheiros e reitoria da Ufopa

Na manhã de terça-feira, 8 de agosto de 2017, o Conselho Universitário (Consun) da Ufopa esteve reunido e, como principal pauta, abordou a série de fatores que envolvem a eleição de novos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), do Conselho de Administração (Consad) e dos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a).

Na oportunidade, foi composta uma comissão com representantes do Consepe, Consad, técnicos, docentes, unidades acadêmicas e discentes. Ao todo, sete pessoas irão elaborar uma minuta com as normas que irão reger o pleito. O parâmetro a ser utilizado serão as leis, portarias e regimentos que estabelecem as regras para a legalidade e lisura de todo o processo.

Os membros do Consun voltarão a se reunir na próxima quarta-feira, dia 16 de agosto, quando acompanharão uma exposição de técnicos do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), que irão mostrar detalhes de como a Ufopa poderia aderir a uma votação eletrônica, usando o sistema SIG, cujo processo já é utilizado em algumas instituições federais de ensino no país.

O modelo e a metodologia que o CTIC irá apresentar são os mesmos usados nas eleições da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O processo que trata da votação pelo sistema SIG foi apresentado à reunião do Consun pelo conselheiro Edilan Quaresma e recebido sob algumas dúvidas, especialmente quanto ao sigilo do voto. Na exposição do dia 16 de agosto o CTIC deverá esgotar todos os questionamentos para que seja dada sequência à aceitação ou não do uso da tecnologia já nas próximas eleições, ou se aguardará a implantação para outra oportunidade.

Em breve explanação, o diretor do CTIC, Valkir Santos, informou que o acesso à plataforma de votação será através da senha do SIGRH. Mas o processo será explicado melhor na reunião de quarta-feira, 16 de agosto.

Albanira Coelho - Comunicação/Ufopa

9/8/2017