Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Agosto Evento debate papel dos comitês de ética em pesquisas

Evento debate papel dos comitês de ética em pesquisas

No dia 30 de agosto de 2017, acontece na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) o evento "O papel dos Comitês de Ética em Pesquisa em Santarém: discussões e desafios", às 16h, no miniauditório da Unidade Proppit. A iniciativa é do projeto de extensão “Ética em Pesquisa em Seres Humanos: o Sistema CEP-CONEP e o debate atual no Brasil”, com apoio do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva na Amazônia (Pesca).

De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), todas as instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil devem ter um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com o objetivo de salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar dos indivíduos, bem como contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos. Na Ufopa, o CEP foi criado em 2012, como órgão interdisciplinar de caráter consultivo, deliberativo e educativo.

No evento, outras instituições de ensino devem participar do debate, como a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes).

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento. Também serão emitidos certificados de participação.

21/8/2017