Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Agosto ICTA promove diálogo sobre políticas públicas e desenvolvimento territorial na Amazônia

A coordenação do curso de Gestão Ambiental, vinculado ao Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa, realiza nesta quarta-feira, 9 de agosto de 2017, a segunda edição do projeto “Espaços Transversais: Perspectivas em Meio Ambiente”, que tem o objetivo de promover o diálogo acerca de temas ambientais emergentes na região oeste do Pará. O debate ocorrerá a partir das 19h, no miniauditório I do prédio anexo à Unidade Amazônia da Ufopa, situado na Av. Mendonça Furtado, nº 2946, bairro de Fátima, em Santarém (PA).

Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento contará com a participação do professor Paulo Roberto Cunha, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP), que abordará o tema “Como políticas públicas são construídas e breves reflexões a partir do caos fundiário e ambiental da Amazônia”. O debate será mediado pelo professor Antonio Pinheiro, da Ufopa.

Como o tema abordado perpassa a dimensão do planejamento territorial, além dos tradicionais cursos ligados à área ambiental, esta edição também interessa à comunidade acadêmica ligada aos cursos de Geografia, Gestão Ambiental e Gestão Pública. Gratuitas, as inscrições serão realizadas no dia da palestra e darão direito a certificação ao final do projeto.

Sobre o palestrante – Doutorando em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP), Paulo Roberto Cunha é professor universitário de Direito Ambiental e Ciência Política da Faculdade de Direito do Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí (SP). O docente pesquisa os seguintes temas: terra pública e regularização fundiária da Amazônia, ciência ambiental (interdisciplinar), análise de políticas públicas (processo decisório), direito ambiental, ciência política, direito agrário e fundiário e Código Florestal.

Espaços Transversais – Após o sucesso da primeira edição, que agregou discentes de diversos cursos e institutos em um diálogo aberto com o palestrante, a organização promove uma segunda edição, com o intuito de fomentar a formação interdisciplinar e pós curricular sobre temas de interesse socioambiental.

O modelo de diálogo, com apresentações mais curtas e um espaço maior para perguntas dos participantes e do professor anfitrião (mediador), abre possibilidades de discussão de assuntos ainda pouco debatidos e amplia as oportunidades de temas poucas vezes colocados em conjunto, uma vez que se apropria das vivências e saberes dos participantes.

Serviço: Debate “Como políticas públicas são construídas e breves reflexões a partir do caos fundiário e ambiental da Amazônia”

• Data: Quarta-feira, 9 de agosto de 2017
  • Horário: 19 horas
  • Local: Miniauditório I do prédio anexo à Unidade Amazônia da Ufopa, situado na Av. Mendonça Furtado, nº 2946, bairro de Fátima, em Santarém (PA)