Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Agosto Inscrições para candidaturas ao Consun vão até sexta-feira, 1º

Inscrições para candidaturas ao Consun vão até sexta-feira, 1º

Discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) têm até a próxima sexta-feira, 1º de setembro, para se inscreverem aos cargos de conselheiros do Conselho Universitário (Consun). Cada categoria tem 8 vagas no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e no Conselho Superior de Administração (Consad), sendo 4 para titulares e 4 para suplentes, com mandatos de dois anos.

O Consepe é o órgão de consulta, supervisão e deliberação em matéria acadêmica da Ufopa, que visa a aprovar as diretrizes, os planos, os programas e os projetos de caráter didático-pedagógico, culturais e científicos e de assistência estudantil e seus respectivos desdobramentos técnicos e administrativos.

Já o Consad é relacionado à matéria administrativa, patrimonial, orçamentária e financeira, atuando na supervisão do cumprimento das diretrizes relativas à gestão de pessoal e à administração do patrimônio, do material e do orçamento anual da Universidade, além de assessorar os órgãos da Administração Superior nos assuntos referentes à gestão das Unidades.

O Consun é a instância máxima de consulta e decisões dentro da Universidade, presidido pelo reitor e vice-reitor e composto por integrantes do Consepe e Consad.

Candidaturas - As inscrições devem ser realizadas na página destinada às eleições dos conselhos. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a qual Conselho pretende concorrer. A partir desta eleição, os candidatos também deverão aceitar o termo de compromisso, assumindo a representação da respectiva categoria no Conselho. Aquele que descumprir o compromisso ficará inelegível por dois anos.

Outra novidade nesta eleição é referente às representações dos técnicos. A resolução nº 188/2017 prevê que todos os servidores da categoria podem participar do pleito, não sendo mais requisito estabilidade no serviço público.

Para a representação docente, poderão se inscrever quaisquer docentes do quadro permanente. Já na discente, só poderão participar alunos regularmente matriculados na graduação (que tenham integralizado, pelo menos, os dois primeiros períodos do curso) ou na pós-graduação.

Após o encerramento das inscrições de candidaturas, será divulgada a lista de inscrições homologadas e terá início o período de campanha eleitoral, de 11 a 30 de setembro.

A votação será no dia 2 de outubro, com participação de toda a comunidade acadêmica. Pela primeira vez, a votação será integralmente online, através do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição).

Mais informações:

Acompanhe novas publicações na página do Consun.

Luena Barros - Comunicação/Ufopa

30/8/2017