Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Janeiro Evento discute história social e linguística do português brasileiro

Evento discute história social e linguística do português brasileiro

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Ufopa e o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa), coordenado pela professora Ediene Pena Ferreira, realizam nos dias 16 e 17 de março de 2017, em Santarém (PA), o evento "Viajando pela história social e linguística do português brasileiro", que discutirá as origens do português brasileiro.

A abertura ocorrerá no dia 16 de março, às 18h30, no Auditório da Unidade Tapajós, com apresentação cultural e aula magna do Profletras, intitulada "Viajando pela história sociopolítica do português", a ser ministrada pelo professor Dante Lucchesi, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autor do livro "Língua e Sociedade Partidas: a polarização sociolinguística do Brasil", premiado na categoria "Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas" da 58ª edição do Prêmio Jabuti (2016), Dante Lucchesi é docente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA e se dedica ao estudo da realidade sociolinguística do Brasil e de sua formação sócio-histórica.

O evento prossegue no dia 17 de março, a partir das 8h30, no andar térreo do prédio H da Unidade Rondon, com a apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos da turma de Letras 2013, sobre as origens do português brasileiro e as influências indígena e africana.

Inscrições - As palestras serão abertas a todos os interessados. Porém, os participantes que quiserem receber o certificado com carga horária de 12 horas deverão realizar a inscrição até o dia 15 de março na sala do Gelopa ou do Lelit, ambas na Unidade Rondon, no horário de 8h às 12h e de 14h às 20h. O valor da inscrição é de R$ 5.

Confira aqui a programação completa.

Mais informações pelo e-mail ediene.ferreira@ufopa.edu.br ou pelo telefone (93) 99122-0777.

10/2/2017