Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Janeiro Feira da Agricultura Familiar promove edição especial em homenagem às mulheres

Feira da Agricultura Familiar promove edição especial em homenagem às mulheres

Foto: Josemir Moreira

Com recorde de público, a feira contou com a participação de alunos do IBEF e de organizações não governamentais

A Incubadora de Empreendimentos Solidários realizou no dia 9 de março uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar da Ufopa, em referência ao Dia Internacional da Mulher. Com público recorde, o evento destacou a participação da mulher na produção agrícola e extrativista in natura e beneficiada da região metropolitana de Santarém, envolvendo os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos. A edição especial contou com a parceria da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), apoiada pelas organizações ActionAid e Ação Mundo Solidário (ASW).

Confira as fotos da edição especial da Feira da Agricultura Familiar em homenagem às mulheres.

"A feira hoje estava muito mais bonita, por homenagear as mulheres, e por ter uma participação muito grande das mulheres, não desmerecendo a participação dos companheiros das feirantes que também são produtores e que participam, junto com elas, na atividade produtiva para fornecer o alimentos que a gente consome todo dia", afirma a professora Elen Pessôa, vice-coordenadora do projeto.

Ouça aqui a integra da entrevista com Elen Pessoa.

Alunos dos cursos de Agronomia e Zooctenia do Instituto de Biodiversidades e Floresta (Ibef), que participam da disciplina "Processamento de produtos de origem vegetal", ministrada pela professora Maria Lita, trouxeram produtos para degustação, iguarias como bolos, pudins, pães entre outras, produzidas a partir do reaproveitamento de alimentos, como cascas e sementes. Os alunos Elton Santos e Emanoel Alberto, da turma de 2012 do curso de Agronomia, aproveitaram a oportunidade para apresentar novos produtos feitos à base de batata-doce, como pães integrais e "chope" gourmet.

Ouça aqui a integra da entrevista com Elton Santos.

As agriculturas Veralícia Pereira Nunes e Maria José Carneiro, da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Belterra (Amabela), também marcaram presença e trouxeram para a Feira seus tradicionais quitutes e artesanatos, além de mudas de plantas ornamentais e medicinais. Com 72 associadas, a Amabela participa desde a primeira edição da Feira da Ufopa, realizada em junho de 2016.

Ouça aqui a integra da entrevista da Veralícia Pereira.

Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a Feira da Agricultura Familiar da Ufopa ocorre toda quinta-feira, das 8 às 12 horas, no 2º andar da Unidade Amazônia, situada na Avenida Mendonça Furtado, nº 2.946, bairro de Fátima, em Santarém (PA).

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

Fotos: Josemir Moreira - Comunicação/Ufopa