Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Janeiro Feira da Agricultura Familiar promove edição especial em homenagem às mulheres

Feira da Agricultura Familiar promove edição especial em homenagem às mulheres

Feira da Agricultura Familiar promove edição especial em homenagem às mulheres

Foto: Josemir Moreira

Com recorde de público, a feira contou com a participação de alunos do IBEF e de organizações não governamentais

A Incubadora de Empreendimentos Solidários realizou no dia 9 de março uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar da Ufopa, em referência ao Dia Internacional da Mulher. Com público recorde, o evento destacou a participação da mulher na produção agrícola e extrativista in natura e beneficiada da região metropolitana de Santarém, envolvendo os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos. A edição especial contou com a parceria da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), apoiada pelas organizações ActionAid e Ação Mundo Solidário (ASW).

Confira as fotos da edição especial da Feira da Agricultura Familiar em homenagem às mulheres.

"A feira hoje estava muito mais bonita, por homenagear as mulheres, e por ter uma participação muito grande das mulheres, não desmerecendo a participação dos companheiros das feirantes que também são produtores e que participam, junto com elas, na atividade produtiva para fornecer o alimentos que a gente consome todo dia", afirma a professora Elen Pessôa, vice-coordenadora do projeto.

Ouça aqui a integra da entrevista com Elen Pessoa.

Alunos dos cursos de Agronomia e Zooctenia do Instituto de Biodiversidades e Floresta (Ibef), que participam da disciplina "Processamento de produtos de origem vegetal", ministrada pela professora Maria Lita, trouxeram produtos para degustação, iguarias como bolos, pudins, pães entre outras, produzidas a partir do reaproveitamento de alimentos, como cascas e sementes. Os alunos Elton Santos e Emanoel Alberto, da turma de 2012 do curso de Agronomia, aproveitaram a oportunidade para apresentar novos produtos feitos à base de batata-doce, como pães integrais e "chope" gourmet.

Ouça aqui a integra da entrevista com Elton Santos.

As agriculturas Veralícia Pereira Nunes e Maria José Carneiro, da Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Belterra (Amabela), também marcaram presença e trouxeram para a Feira seus tradicionais quitutes e artesanatos, além de mudas de plantas ornamentais e medicinais. Com 72 associadas, a Amabela participa desde a primeira edição da Feira da Ufopa, realizada em junho de 2016.

Ouça aqui a integra da entrevista da Veralícia Pereira.

Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a Feira da Agricultura Familiar da Ufopa ocorre toda quinta-feira, das 8 às 12 horas, no 2º andar da Unidade Amazônia, situada na Avenida Mendonça Furtado, nº 2.946, bairro de Fátima, em Santarém (PA).

Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

Fotos: Josemir Moreira - Comunicação/Ufopa

9/3/2017