Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Janeiro Serpentes: Butantan e Ufopa apresentam resultados de pesquisas na região

Serpentes: Butantan e Ufopa apresentam resultados de pesquisas na região

Nos dias 9 e 10 de março, das 9h às 12h30 e de 14h30 às 18h, no auditório do Bloco de Salas Especiais da Unidade Tapajós, Pesquisadores do Instituto Butantan, USP/CENA e FIOCRUZ do Rio de Janeiro, que participam do projeto de pesquisa “Bothrops atrox no Oeste do Pará - hábitos alimentares, composição do veneno e envenenamento experimental de espécimes coletados em áreas de floresta, savana e cultivo de soja”, farão um ciclo de palestras, apresentando os resultados dos estudos com Bothrops atrox, um gênero de serpentes da família Viperidae, popularmente denominadas jararacas, existentes na região.

De acordo com a Profa. Rosa Mourão do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa, a importância do estudo para as populações é que conhecer os venenos das serpentes da região ajuda no tratamento adequado dos envenenamentos. “Ou seja, quanto mais se conhece quais as toxinas do veneno e quais os efeitos que elas causam nas pessoas após a picada por serpentes peçonhentas, mais fácil será providenciar o antídoto mais adequado”, informa a Profa. Rosa Mourão, uma das realizadoras da ação.

09/03/2017 (QUINTA-FEIRA)

Manhã - 9:00 a 12:30 – Local: Auditório da Unidade Tapajós da Ufopa

• Abertura: Impacto do projeto no desenvolvimento científico da região - Profa. Dra. Rosa Helena Veras Mourão (Ufopa)
  • Coletas e experiência de campo - Hipócrates Chalkidis (Faculdades Integradas do Tapajós- FIT/Unama)