Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Janeiro Ufopa lança livro com relatos de pajés, benzedores, puxadores e parteiras da Amazônia

Ufopa lança livro com relatos de pajés, benzedores, puxadores e parteiras da Amazônia

O projeto de extensão A Hora do Xibé, vinculado ao Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (PEPCA) da Ufopa, promove no próximo dia 13 de fevereiro, a partir das 15h, o lançamento do livro “Pajés, benzedores, puxadores e parteiras: os imprescindíveis sacerdotes do povo na Amazônia”. Organizada pelo professor Florêncio Almeida Vaz, a obra é uma sequência do primeiro livro do projeto, “Isso tudo é encantado”, (2014), que mostra a cosmologia dos indígenas e ribeirinhos da região do Oeste do Pará.

Desta vez, foram reunidos os principais relatos de pajés e outros agentes da medicina tradicional da região coletados por bolsistas e voluntários do projeto em aldeias e comunidades do interior da região e divulgados no programa “A Hora do Xibé”, que vai ao ar todas as segundas, quartas e sextas-feiras na rádio Rural de Santarém.

O livro busca dar voz a homens e mulheres humildes, que falam de suas crenças, ofício e preconceitos. Com linguagem acessível, introduz o leitor à reflexão antropológica sobre o xamanismo amazônico.

No lançamento, haverá ainda a palestra do médico Erik Jennings, que falará da relação entre a medicina ocidental e a pajelança, e a exibição do documentário "Terra dos Encantados", com a presença do diretor, Clodoaldo Correa.

O evento será realizado no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon da Ufopa, em Santarém. Haverá sorteio de livros entre os participantes e será entregue certificado com carga horária de 5 horas. Não é necessária inscrição prévia. A publicação também será distribuída em bibliotecas públicas e comunidades da região.

Programação

  • 15h – Exibição do documentário “Terra dos encantados”, de Clodoaldo Correa
  • 16h30 – Palestra “Diálogos possíveis entre a medicina ocidental com a pajelança” – Dr. Erik Jennings, médico e autor do livro “Paradô: histórias vividas por um neurocirurgião na Amazônia”
  • 18h – Apresentação do grupo “Carimbó Tapajowara”, formado por estudantes indígenas
  • 18h30 – Mesa de abertura oficial do evento
  • 19h – Roda de conversa com os autores do livro
  • 20h45 – Coffee break e confraternização

 

Serviço: Lançamento do livro “Pajés, benzedores, puxadores e parteiras: os imprescindíveis sacerdotes do povo na Amazônia”

  • Data: 13/2/2017
  • Hora: 15h
  • Local: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n - Bairro Caranazal)

 

Comunicação/Ufopa

7/2/2017