Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Janeiro Ufopa oferta vagas para novo doutorado interinstitucional em Geografia Humana

Ufopa oferta vagas para novo doutorado interinstitucional em Geografia Humana

Professores mestres que compõem o quadro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e que buscam oportunidades de doutoramento na região devem ficar atentos. Estarão abertas, de 16 a 31 de janeiro de 2017, as inscrições para o Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP). Serão ofertadas 23 vagas, destinadas aos servidores da Ufopa, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Instituto Federal do Pará (IFPA). Do total de vagas, cinco são para atender docentes mestres da Ufopa graduados em Geografia ou áreas correlatas.

“Esse é o primeiro Dinter que conquistamos através da Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar (Rapi). Ele é fruto da aproximação da Ufopa com outras instituições e faz parte da nossa política de capacitação de servidores”, explica a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.

A Rapi é composta pela Ufopa, Unifesspa, IFPA, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). As instituições assinaram um protocolo de cooperação com objetivos de estabelecer, de forma planejada e sistemática, uma integração acadêmica e de gerenciamento administrativo, permitindo ações conjugadas em prol do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Sobre o Dinter - As inscrições poderão ser realizadas das 8h do dia 16 de janeiro às 20h do dia 31 de janeiro de 2017, através do preenchimento do formulário disponível no endereço http://ppgh.fflch.usp.br/editaldinter/unifesspa2017. O processo seletivo será realizado na cidade de Marabá (PA) e será dividido em três fases: prova de proficiência em idioma estrangeiro, prova de conhecimentos específicos em Geografia e análise e arguição oral do projeto de pesquisa. O resultado final deverá ser divulgado no dia 10 de fevereiro deste ano. As disciplinas serão ofertadas em Marabá e Belém.

Qualificação Docente - Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) da Ufopa, Sérgio de Melo, o Dinter é um mecanismo que propicia às instituições receptoras promover a qualificação de seu quadro docente de maneira planejada e conjunta. “Esse curso possibilitará a formação doutoral de mais cinco docentes em uma área de grande importância para a Ufopa, fortalecendo o curso de Geografia, e também para a nossa região, que carece de mais estudos nesse campo”, avalia.

O pró-reitor adianta que, ainda no âmbito da Rapi, encontra-se aprovada pela Capes a oferta do Dinter em Saúde Pública. A instituição promotora será a Fundação Oswaldo Cruz e as receptoras serão, além da Ufopa, a Unifesspa e o IFPA. “Até meados de 2017 deveremos divulgar o edital desse processo seletivo”, informa.

Segundo Melo, a ampliação do quadro de docentes com doutorado permite a expansão dos cursos de pós-graduação na Ufopa, já que os futuros doutores poderão compor o corpo docente de cursos de mestrado ou doutorado propostos pela Universidade. “Estamos centrando esforços na qualificação de nosso corpo docente. Destaco aqui a liberação de mais de 70 docentes para doutoramento e a captação de bolsas para auxiliar 17 professores da Ufopa que estão cursando doutorado fora”, ressalta, citando também a alteração da Resolução 84, que tornou automática a alocação de 20 horas semanais de pesquisa para docentes matriculados em cursos de doutorado, e a aprovação da Resolução 171, de 30 de novembro de 2016, que trata da disponibilização de vagas específicas para servidores da Ufopa nos programas de pós-graduação stricto sensu da Instituição.

Cronograma das principais etapas do processo seletivo:

• Inscrições e entrega da documentação: 16/1/2017 a 31/1/2017;
  • Divulgação da homologação das inscrições: até 1/2/2017;
  • Prova de proficiência em língua estrangeira: 6/2/2017;
  • Divulgação dos aprovados na primeira fase da seleção: 6/2/2017;
  • Prova de conhecimentos em Geografia: 7/2/2017;
  • Divulgação dos aprovados na segunda fase do processo seletivo: 7/2/2017
  • Avaliação e arguição oral do projeto de pesquisa: entre 8/2 e 10/2/2017
  • Divulgação do resultado final: 10/2/2017.

Mais informações sobre o Dinter na página do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP: http://ppgh.fflch.usp.br.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

12/1/2017