Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Maio Abertas inscrições para seminário “Gestão de Florestas: extrativismo como possibilidade de desenvolvimento”

Os cursos de Engenharia Florestal e de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, vinculados respectivamente ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), promovem o II seminário “Gestão de Florestas: extrativismo como possibilidade de desenvolvimento” nos dias 26 e 27 de junho de 2017.

O objetivo do evento é promover o debate acerca de questões como o potencial econômico do extrativismo na Amazônia, a importância do extrativismo para as comunidades e nas unidades de conservação, as tecnologias aplicadas à melhoria de produtos, e o extrativismo como política pública.

O seminário será realizado no auditório anexo à unidade Amazônia da Ufopa, em Santarém. A programação é composta por minicursos, palestras e apresentação de trabalhos. Representantes de empresas do mercado e de instituições públicas federais e estaduais relacionadas com o tema comporão as mesas.

Inscrições – Estão abertas e podem ser realizadas até o dia 26 de junho de 2017, através da página https://www.even3.com.br/semgestflor. A taxa de inscrição é de R$5,00 para estudantes e R$10,00 para profissionais da área. Já para submissão de trabalhos, as inscrições vão até o dia 26 de maio e podem ser feitas no mesmo endereço citado anteriormente. Confira as normas para elaboração e inscrição de resumos e trabalhos em formato pôster. Abaixo, a programação do seminário:

Data: 26/6/2017

14h – 18h: Minicurso

17h – 22h: Feira dos extrativistas

17h – 19h: Credenciamento

19h – 19h30: Abertura

19h30 – 21h30:

• Potencial Econômico do Extrativismo na Amazônia (Dr. Alfredo Homma)

• Conjunto de glebas Mamuru-Arapiuns: uma visão a partir do plano anual de outorga florestal (Prof. Manoel Tourinho)

• Produção e mercado de borracha em Jamaraquá (Donildo Rodrigues)

Data: 27/6/2017

14h – 18h: Minicurso

16h30 – 18h: Apresentação de trabalhos em banners

17h – 22h: Feira dos extrativistas

19h – 19h30: Abertura

19h – 21h:

• A importância do extrativismo nas Unidades de Conservação (representante do ICMBio)

• Tecnologia aplicada a produtos não madeireiros da Amazônia (Prof. Floriano Pastore Jr.)

• Relato de experiência

9/5/2017