Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Maio PDI 2017/2023: Proplan coordena etapas da elaboração

PDI 2017/2023: Proplan coordena etapas da elaboração

Ilustração: Divulgação.

O documento final será entregue ao Consun até o mês de outubro

Diversas ações para a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufopa, que estará em vigor no período de 2017 a 2023 (PDI 2017/2023), estão sendo realizadas desde o mês de abril. Servidores das pró-reitorias e unidades suplementares da Ufopa vêm reunindo-se para a consolidação de estratégias de sensibilização para a construção coletiva do plano.

Utilizado como instrumento de gestão no qual são sistematizadas as diretrizes e metas de planejamento e desenvolvimento das instituições de ensino superior, o PDI 2017/2023 da Ufopa norteará as ações da Universidade para alcançar seus objetivos e metas, objetivando contribuir para o desenvolvimento regional sustentável e a consecução da sua missão institucional.

Planejamento Popular

Diferente do PDI anterior, que contou com o trabalho de uma consultoria externa para a sua elaboração, desta vez, o PDI da Ufopa será elaborado por comissões temáticas e técnicas que auxiliarão na execução da metodologia conhecida como MAPP – Método Altadir de Planejamento Popular.

De acordo com as documentações técnicas já elaboradas, ao todo ocorrerão quatro momentos neste processo de planejamento, são eles: explicativo; normativo; estratégico; e tático-operacional. O primeiro período de sensibilização da comunidade em geral nos campi e na sede da Ufopa ocorrerá de 17 a 24 de maio. Já a realização dos seminários temáticos, nos quais haverá o diálogo com toda a sociedade, ocorrerá de 27 a 28 de junho.

Após essa etapa, durante o mês de julho e primeira quinzena de agosto começarão os trabalhos de diagnóstico institucional e planejamento estratégico, com os grupos de discussão e de trabalho em torno de seis eixos temáticos: Perfil Institucional; Gestão Institucional; Organização Acadêmica; Infraestrutura; Sustentabilidade Orçamentária; Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Institucional. E, logo em seguida, as comissões estruturarão o documento base do PDI para a consulta pública, ajustes e revisão.

A apresentação do novo PDI 2017/2023 está prevista para o início do mês de outubro, mas antes ele deverá ser submetido ao Conselho Universitário (Consun) para aprovação.

Durante os oito meses de elaboração do plano, a sociedade pode enviar sugestões para o e-mail pdi@ufopa.edu.br. Para saber outras informações sobre a construção do PDI da Ufopa, a Proplan disponibilizou um site, que pode ser acessado na página http://www.ufopa.edu.br/pdi/.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

4/5/2017