Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Maio Reitora assina ordens de serviço autorizando reformas em espaços da Universidade

Reitora e vice-reitor autorizam início das obras de melhoria e adequação dos ambientes.

Iniciam-se nesta terça, 16 de maio de 2017, obras de ampliação e melhorias em diversos espaços do Campus Santarém da Ufopa. Serão reformados o auditório Wilson Fonseca, na unidade Rondon; os laboratórios de Sementes e de Arqueologia, vinculados respectivamente ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) e ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS); além da Casa Sede e da Casa de Apoio localizadas na Fazenda Experimental da Universidade.

Em reunião realizada na tarde do dia 15 de maio, a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, e o vice-reitor, Anselmo Colares, assinaram as ordens de serviços autorizando as obras. Os serviços estão a cargo da empresa Tavares Projetos e Reformas, do Rio de Janeiro, e devem ser concluídos até o fim de julho. Os projetos para melhoramento e adequação dos espaços estão sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufopa. O investimento previsto é de R$ 1,8 milhão.

“São ambientes de ensino, pesquisa e extensão que constam nos Projetos Político-Pedagógicos (PPC) dos cursos e, durante a avaliação desses cursos, foi indicada a necessidade de adequação desses espaços. A melhoria na condição desses espaços vai refletir na melhoria da qualidade do nosso ensino”, ressaltou a reitora da Ufopa.

O auditório Wilson Fonseca, na unidade Rondon, sofrerá grandes mudanças. O piso e o revestimento do teto serão renovados, a acessibilidade será garantida e o palco ganhará sistemas de cortina, de som e iluminação, além de um camarim e saída de emergência. “É um espaço de grande valor para a Instituição, que abrigará também o estúdio audiovisual da Universidade”, enfatizou o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa, Thiago Vieira.

Os projetos também preveem a ampliação do laboratório de Arqueologia. Para tanto, a casa de poço anexa ao espaço será demolida. Segundo a coordenadora do curso de Arqueologia da Ufopa, Anne Rapp Py-Daniel, a reforma permitirá melhorias no ensino e na pesquisa, já que o laboratório atende a projetos de pesquisas internos e também dá apoio a pesquisadores externos. “Além disso, somos um local de guarda de material arqueológico e essa curadoria é permanente, temos que tomar conta desse material e precisamos garantir condições mínimas para isso. Estávamos muito limitados e essa reforma permitirá que atendamos às normas previstas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, destacou a docente.

O Laboratório de Sementes, localizado na unidade Tapajós da Ufopa, está interditado desde 2016 por problemas estruturais no prédio. A reforma garantirá a acessibilidade do espaço e possibilitará o credenciamento do laboratório junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “Teremos melhorias no ensino e na pesquisa com sementes, desde a fase da coleta, beneficiamento, armazenamento e testes de germinação e pureza das sementes. Sendo credenciados junto ao Mapa, nossas sementes sairão certificadas do laboratório e os produtores rurais poderão comercializar sementes de qualidade, com procedência”, explicou o coordenador do laboratório, professor Rafael Rode.

As casas da Fazenda Experimental ganharão banheiros e ambientes apropriados para refeições. “Apenas no ano passado recebemos mais de 30 aulas práticas na Fazenda e não tínhamos um ambiente adequado para receber esses alunos. Depois dessa reforma, as condições de uso serão bem melhores”, garantiu a diretora da Fazenda, Andréa Vinente.

Renata Dantas - Comunicação/Ufopa

16/5/2017