Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Maio Reunião entre Ufopa e classe empresarial pauta o desenvolvimento da região

Reunião entre Ufopa e classe empresarial pauta o desenvolvimento da região

Foto: Rosa Rodrigues.

Uma reunião entre representantes da Ufopa e de entidades empresariais de Santarém ocorreu na manhã desta sexta-feira, 19 de maio. A pauta foi a necessidade de discussão sobre o desenvolvimento regional, considerando os desafios pelos quais passa a sociedade.

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas de Santarém, Alberto de Oliveira, é preciso "pensar o desenvolvimento econômico de forma integrada: setor empresarial, universidade e governo". Ele destacou a importância de esses setores trabalharem juntos para o desenvolvimento da região, buscando soluções conjuntas para os grandes desafios.

De acordo com dados do Sindilojas, entre 2016 até março de 2017 foram fechadas mais de 230 empresas, só no varejo de Santarém. Alberto destacou que a Universidade tem um papel importante nesse contexto, principalmente com a formação de profissionais que possam contribuir com a região.

Francisca Dias, do Fórum de Entidades, ressaltou a necessidade de discutir essas questões conjuntamente com a presença de todos os segmentos da sociedade, na perspectiva de unir forças para encontrar saídas aos desafios sociais e econômicos enfrentados na região.

Diante das discussões, o vice-reitor, Anselmo Colares, falou sobre a abertura da Universidade para discutir os assuntos relacionados às questões sociais com os diversos segmentos da sociedade. A reitora, Raimunda Monteiro, destacou a importância da aproximação das entidades para essas discussões junto à Ufopa. Ressaltou também que, com a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as entidades poderão participar do planejamento da Universidade para os próximos anos.

Durante a reunião, os representantes da Administração Superior defenderam a promoção de debates a respeito de temas que envolvem interesses sociais, tornando a universidade um instrumento para desenvolver a região. Como encaminhamento, uma comissão foi criada para propor agenda de discussão sobre os temas levantados durante o encontro. O grupo é composto por representantes da Ufopa e das entidades presentes. A primeira reunião ficou marcada para o mês de junho e deve iniciar uma série de discussões que envolvem a realidade social, política e econômica da região.

Entre as instituições presentes estavam: Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), Sindicato dos Lojistas de Santarém (Sindilojas), Câmara de Diretores Lojistas (CDL) e Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Civil. Pela Universidade, além da reitora Raimunda Monteiro e do vice-reitor Anselmo Colares, participaram representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Agência de Inovação Tecnológica (AIT) e Fundação de Integração Amazônica (Fiam).

Rosa Rodrigues – Reitoria/Ufopa

19/5/2017