Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Maio Troca de experiências: palestra apresenta mapeamento de processos da Ufam

Troca de experiências: palestra apresenta mapeamento de processos da Ufam

Ana Flávia: "O mapeamento favorece a gestão e a memória da administração". Foto: Talita Baena.

Nesta quinta-feira, 18, a administradora Ana Flávia de Moraes Moraes, responsável pelo Departamento de Modernização Administrativa na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), proferiu palestra sobre modelagem de processos (BPM, business process modeling) na administração pública.

Relatando a experiência de modelagem de processos de alguns departamentos da Ufam, a administradora destacou como a descrição das atividades desenvolvidas nos setores de uma instituição favorece a gestão e a memória da administração pública. “Um dos principais benefícios do mapeamento dos processos de uma instituição é o treinamento aos novos e antigos servidores, é deixar um legado, em termos de gestão, documentar a memória, o detalhamento das atribuições e responsabilidades que tipificam o órgão. Em termos práticos, serve para pautar as reflexões acerca das melhorias do que se faz nos diversos departamentos”, argumenta.

Modelagem de processos e Treinamento

Basicamente, de acordo com Ana Flávia, há dois softwares que podem ser utilizados para as modelagens de processos: um deles se consegue por licença, é o Visio; o outro, que se consegue gratuitamente, é o Bizagi Modeler. “Na Ufam nós empregamos o Bizagi por ser software livre e também atender às nossas necessidades”, informa.

Nesta sexta-feira, dia 19, a administradora realizou treinamento com os membros da comissão recém-formada que mapeará os processos de algumas unidades da Ufopa: Proplan, Proad, Progep, Sinfra e CTIC. “O treinamento será dividido em dois momentos: o primeiro contemplará as questões conceituais, caracterizando a gestão por processos; e o segundo momento é a parte prática, que funcionará como um laboratório em que eles possam ensaiar esta ida a campo”, disse.

De acordo com o pró-reitor de planejamento institucional, Clodoaldo dos Santos, a palestra sobre mapeamento teve o objetivo de iniciar e sensibilizar todos os servidores da Universidade sobre a importância de fazer este trabalho de mapeamento. “Nós tivemos a satisfação de trazer a professora Ana Flávia, que realizou este trabalho na Ufam, a única universidade da região Norte que conseguiu fazer este processo”, conclui.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

19/5/2017