Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Maio Ufopa prepara alunos atletas para os 56º Jogos Universitários Paraenses – JUPs 2017

O teste faz parte da preparação dos atletas. Foto: Talita Baena.

Após a realização dos jogos internos da Ufopa, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Coordenação de Esporte e Lazer, começa a preparar os universitários atletas para os 56º Jogos Universitários Paraenses – JUPs 2017, que ocorrerão de 1º a 10 de julho na capital paraense, Belém.

Por meio de edital, cerca de 100 universitários atletas foram convocados, mas apenas 80 devem participar dos jogos, pois os demais são suplentes, caso haja desistência. Na semana passada, terminou o prazo para a entrega da documentação para recebimento de auxílio no valor de R$1.500,00 para participar dos jogos em Belém. Agora os atletas se preparam com a realização de avaliação física e treinamentos.

Pela primeira vez, de acordo com Jonnes Pedroso, técnico em assuntos educacionais da Coordenação de Esporte e Lazer, os convocados passaram pelo exame de Bioimpedância Tetrapolar. Voltado a uma análise completa para avaliação do seu peso corporal, o exame é eficiente para distinção de peso de ossos, massa magra e gorduras. “O exame, que faz uma espécie de mapeamento corporal, tem verificado a meta estabelecida no edital de nota 7,0 para as mulheres e 7,5 para os homens. Os atletas que não atingirem a nota mínima terão 30 dias para refazer o teste”, explica.

Treinos

Os universitários atletas da Ufopa, que irão compor a delegação da Ufopa nos JUPs 2017, já começaram os treinamentos para competir nas modalidades futsal (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), voleibol (masculino), vôlei de praia (feminino), basquete 3x3 (masculino), badminton (masculino), xadrez (masculino e feminino) e tênis de mesa (masculino e feminino). “Ano passado nós participamos com a mesma quantidade de estudantes atletas e atingimos o 2º lugar geral, ficando à frente de Unama, UEPA, Ufra. Agora em 2017 queremos melhorar o nosso desempenho, não em termos de resultado, mas irmos mais preparados técnica e fisicamente, pois o resultado virá como consequência", acredita Jonnes Pedroso.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

17/5/2017