Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Maio Ufopa recepciona calouros de 2017

Ufopa recepciona calouros de 2017

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e da Reitoria, está preparando uma programação especial para recepcionar os calouros do ano de 2017. As atividades iniciam-se na quarta-feira, 24 de maio, e se estendem até o próximo dia 10 de junho. As unidades acadêmicas também estão preparando programações específicas para recepcionar os novos estudantes.

A abertura da programação de recepção aos calouros 2017 será no dia 24 de maio, na Unidade Tapajós. Os estudantes serão recebidos com um café da manhã comunitário, organizado pela Proen, depois de serem recepcionados pela reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro. Na ocasião também estarão presentes representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Diretório Acadêmico Indígena (Dain), entre outros.

A programação cultural, que seguiria na noite do dia 24, será suspensa, em decorrência do luto oficial pelo falecimento da servidora Alice França.

Nos dias 25 e 26, nos períodos da manhã, tarde e noite, os calouros 2017 serão recepcionados em suas respectivas unidades acadêmicas. A Ufopa é formada por seis institutos e um centro de formação, a saber: Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Instituto de Ciências da Educação (Iced), Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef), Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA).

No sábado, 27, às 8h, os calouros participam de uma ação ambiental no Residencial Salvação, onde serão plantadas 200 mudas de árvores frutíferas doadas pela Prefeitura Municipal de Santarém. Os primeiros Jogos de Integração dos Calouros (JICs), que serão realizados em 10 de junho, em local ainda a ser definido, marcarão o encerramento da recepção dos calouros 2017 da Ufopa.

Aula Magna - No dia 1º de junho, será realizada a Aula Magna de 2017, com o tema "Desafios da Educação Superior no Século XXI”, proferida pelo reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher. A Aula Magna é aberta ao público e terá início às 18h no Auditório da Unidade Tapajós. Às 19h, haverá ainda uma programação cultural com o show musical da banda Argilas Selvagens e do professor e músico Celson Lima.

Confira aqui a programação oficial da Recepção aos Calouros 2017.

Algumas unidades acadêmicas estão preparando programações específicas para receber os calouros. Os cursos de Sistema de Informação e Ciências da Computação, por exemplo, iniciam no dia 23 de maio uma série de palestras e minicursos para apresentar “o admirável mundo da computação”. Confira abaixo os detalhes dessas programações:

CFI - Apesar de não receber alunos calouros esse ano, a unidade promoverá uma série de atividades que integram a programação geral de recepção aos estudantes. Estão previstas palestras, debates, oficinas e rodas de conversa abordando temas como pesquisa, extensão e empreendedorismo. Todas as ações são abertas à comunidade acadêmica. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feita na sala 315, 3º andar da unidade Amazônia. Haverá emissão de certificado de participação de 20 horas.

Início das aulas - De acordo com o Calendário Acadêmico 2017, aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), por meio da resolução nº 190, de 22 de março de 2017, o semestre letivo 2017.1 inicia-se no dia 24 de maio e vai até 23 de setembro de 2017.

Confira aqui o Calendário Acadêmico 2017 (retificado em 16 de maio de 2017).

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa

19/5/2017. Atualizado em 25/5/2017.