Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Março Semana dos Povos Indígenas da Ufopa ocorrerá de 10 a 13 de abril na Unidade Rondon

O Diretório Acadêmico Indígena (Dain) da Ufopa promove, no período de 10 a 13 de abril, em Santarém (PA), a Semana dos Povos Indígenas, que em 2017 abordará o tema "Povos Indígenas, Territórios e Biomas: Berços de Vida, Lutas e Esperança". Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento será realizado na Unidade Rondon, situada no bairro do Caranazal. A iniciativa conta com o apoio da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) e da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).

Nesta edição, a Semana discutirá diversos temas como as demarcações dos territórios indígenas; a realidade das mulheres indígenas nas universidades; a cosmologia dos povos indígenas do Baixo Tapajós; a evasão dos estudantes indígenas da Ufopa; entre outros. "O evento tem por objetivo levar as demandas dos alunos indígenas para a Universidade, discutir questões relacionadas à academia e às políticas públicas voltadas para os alunos indígenas", explica a aluna Patrícia Juruna, integrante do Dain. "Na Semana dos Povos Indígenas somos os protagonistas na Universidade. É o nosso momento de falar, de cobrar e de mostrar a nossa cultura".

O evento começa na próxima segunda-feira, dia 10 de abril, a partir das 8 horas, com o credenciamento dos participantes e ritual de abertura. Em seguida, haverá a mesa oficial de abertura, com a participação de representantes do Dain, Proges, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério Público Federal (MPF). Ainda pela manhã, às 10 horas, está prevista uma mesa-redonda com o tema "Institutos de Ensino da Ufopa e a falta de diálogo com os acadêmicos indígenas". À tarde, a partir das 14 horas, o debate focará o desmonte da constituição federal frente aos direitos dos povos indígenas.

No valor de R$10,00, as inscrições para o evento serão realizadas até sexta-feira, dia 7 de abril, em todos os turnos - manhã, tarde e noite - nos seguintes locais:

• Unidade Amazônia: 2º andar, perto das lanchonetes;
  • Unidade Rondon: andar térreo do prédio H;
  • Unidade Tapajós: no Bloco de Salas Especiais.

Mais informações no Dain, situado no andar térreo da Unidade Amazônia (em frente ao Protocolo) e pelos telefones (93) 99127-7251 e 99167-7380.

Serviço: Semana dos Povos Indígenas da Ufopa

• Data: 10 a 13 de abril de 2017