Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Antropólogo William Balée ministra palestra sobre Ecologia Histórica na Ufopa

Antropólogo William Balée ministra palestra sobre Ecologia Histórica na Ufopa

O Prof. Dr. William Balée, da Universidade de Tulane (Nova Orleans, EUA), ministra na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro de 2017, no Campus de Santarém da Ufopa, a palestra “Uma avaliação de métodos em ecologia histórica aplicada”. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a palestra será realizada a partir das 16 horas, no miniauditório 2 do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), situado no prédio anexo à Unidade Amazônia.

Promovido pelo Grupo de Estudos de Ecologia Histórica e Política (GEEHeP) das bacias dos rios Trombetas, Tapajós e Xingu, integrado maioritariamente por professores, técnicos e estudantes da Ufopa, o evento será mediado pelo professor Vinicius Honorato de Oliveira, do Programa de Antropologia e Arquelogia da Ufopa.

O professor William Balée é renomeado antropólogo com ampla experiência na região Amazônica, onde desenvolveu trabalhos de etnografia e etnoecologia, principalmente. Balée é considerado um dos intelectuais precursores da Ecologia Histórica e do conceito de “floresta antropogênica” e diversidade biológica e cultural associada. Ao longo de sua carreira já editou três livros e publicou 59 manuscritos entre artigos e capítulos de livro.

A Ecologia Histórica é uma ciência interdisciplinar que coloca a ênfase sobre o papel da história na construção de paisagens e compreende as relações entre cultura e natureza como dialógicas e dialéticas, ao invés de dicotômicas. Ou seja, o entendimento das condições bióticas atuais requer que se observe como estas paisagens foram alteradas por sociedades humanas no passado. Sítios arqueológicos presentes nas áreas estudadas podem datar em centenas de anos e indicam antigas transformações humanas do ambiente, tornando-o mais produtivo e imbuindo-o de significados para seus atuais ocupantes. O conhecimento dos atuais ocupantes acerca de seus territórios é considerado fonte indispensável para a compreensão destes lugares.

Serviço: Palestra “Uma avaliação de métodos em ecologia histórica aplicada”

• Palestrante: William Balée, antropólogo e docente da Universidade de Tulane
  • Data: 17 de novembro de 2017
  • Horário: 16 horas