Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Cerimônias oficializam funcionamento dos campi de Monte Alegre e Alenquer

Cerimônias oficializam funcionamento dos campi de Monte Alegre e Alenquer

Fotos: Rosa Rodrigues

O dia 13 de novembro de 2017 marcou o início das atividades dos cursos nos seis campi da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Em Monte Alegre e Alenquer foram realizadas cerimônias especiais, com a presença da reitora Raimunda Monteiro, para a oficialização do funcionamento dos campi nesses municípios e celebrar o oitavo aniversário da universidade.

Em Monte Alegre a programação foi realizada pela manhã, na escola municipal Orlando Costa, cedida pela prefeitura para nela funcionar o campus da Ufopa. O momento contou com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade, que prestigiaram o marco da efetivação da Ufopa no município.

A mesa de autoridades contou, além da reitora, com a diretora do Campus, Marcela Radael; o representante dos discentes, Marlon Lopes; o secretário municipal de Educação, João Evangelista; a presidente da Câmara de Vereadores, Franciane Vasconcelos; o deputado estadual Airton Faleiro; e o prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos.

Os pronunciamentos destacaram o esforço da Ufopa para a consolidação da expansão, ressaltando que foi um momento histórico para o município, sendo um grande passo para o desenvolvimento regional com o curso de Aquicultura. As falas também enfatizaram a importância do funcionamento da Ufopa para as famílias, considerando a oportunidade dada aos jovens, que podem cursar o ensino superior em sua própria cidade.

O prefeito de Monte Alegre, Jardel Vasconcelos, manifestou a alegria pelo momento. "Em nome do povo e de toda a sociedade de Monte Alegre, queremos agradecer com o coração cheio de alegria à reitora e a toda sua equipe, que, de forma comprometida, conduziram esse processo de descentralização levando a Ufopa para os municípios". Ele também ressaltou a importância da Ufopa para a qualificação profissional nos municípios da Calha Norte. "Tenho certeza que com alguns anos a falta de qualificação não será mais uma dificuldade", finalizou.

Na tarde desta segunda-feira foi realizada a cerimônia de oficialização do Campus de Alenquer. Da programação participaram os calouros da Ufopa, servidores da Universidade no município, representantes de organizações sociais e do poder público municipal.

Da mesa fizeram parte o representante dos discentes, Heraldo Lopes, também secretário de Cultura; a diretora do Campus, Lidiane Leão; a secretária municipal de Educação, Maria Dalila de Oliveira; o deputado estadual Airton Faleiro; o presidente da Câmara de Vereadores, Luís Alberto Freire; e o prefeito de Alenquer, Juraci Estêvão de Sousa.

O gestor de Alenquer enfatizou que "a universidade sendo implantada no município era algo tão sonhado pelos alenquerenses. Isso significa uma grande conquista e é o início de passos maiores que o município dará em busca de educação de qualidade". O prefeito Juraci disse também que "a presença da Ufopa representa o futuro, representa a dignidade deste povo, que merece a prosperidade. É uma riqueza que Alenquer merece".

O deputado estadual Airton Faleiro, que acompanhou as cerimônias, ressaltou a grande importância da consolidação da expansão da Ufopa no Oeste do Pará, ressaltando que o ensino superior no estado tem sido um ponto de grandes discussões na Assembleia Legislativa. Em suas falas motivou a sociedade a "se articular para garantir a continuidade do processo de expansão".

Nas cerimônias também houve assinatura dos termos de cooperação entre a Ufopa e as prefeituras dos dois municípios, com o objetivo de fortalecer as parcerias para o funcionamento dos campi.

A reitora Raimunda Monteiro disse que, "ao completar oito anos, a Ufopa alcança um estágio muito significativo. Agora se pode dizer, de fato, que é multicampi, cumprindo uma missão para a qual foi criada. A universidade vem amadurecendo com qualidade. Avaliada com o conceito 4, tem a grande maioria dos seus cursos reconhecidos e também avaliados com a nota 4". Queremos continuar expandindo a Universidade para alcançar a grande maioria dos municípios da região. Essa possibilidade vem-se consolidando com as discussões para a educação a distância".

A apresentação dos servidores em cada município (diretoras, técnicos e professores), a entrega dos prédios onde os campi vão funcionar e o corte dos bolos de aniversário da Ufopa também fizeram parte da programação.

Ainda nesta semana, a reitora Raimunda Monteiro estará nos municípios de Oriximiná e Óbidos, para as cerimônias da oficialização dos campi nesses municípios.

Aula inaugural

Em Monte Alegre, a reitora ministrou a aula inaugural para os alunos, destacando o tema "Memória e História dos 30 anos de interiorização do Ensino Superior no Pará".

No município de Alenquer, a aula inaugural foi realizada com uma mesa-redonda, da qual fizeram parte a reitora e os professores do curso. Abordou-se o tema "Administração: perspectivas e desafios para o desenvolvimento regional".

Rosa Rodrigues - Reitoria/Ufopa

14/11/2017