Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Educação escolar indígena intercultural bilíngue é tema de minicurso ofertado na Ufopa

Destinado a discentes indígenas, sociedades indígenas em geral e professores da educação básica e superior, o minicurso "Educação Escolar Indígena Bilíngue e Multilíngue no Estado do Pará" será ministrado pela professora Maria Cristina Macedo Alencar, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no dia 18 de novembro de 2017, das 8 às 12 e das 14 às 16 horas, na sala H 101 da Unidade Rondon, Campus de Santarém.

O principal objetivo da ação é refletir sobre como se realiza a educação escolar indígena intercultural bilíngue (EEIB) no estado do Pará, com foco nas ações de valorização e fortalecimentos das línguas indígenas no currículo escolar. Além de buscar compreender o que se entende por educação bilíngue, o minicurso analisará a legislação atual referente à educação escolar indígena intercultural bilíngue e as experiências de algumas escolas indígenas do Pará.

A atividade é promovida pelo "Projeto Cipó: Integrando Ensino, Pesquisa e Extensão" da Ufopa, que visa a desenvolver ações integradas com o intuito de contribuir com a resolução de problemas enfrentados pelas comunidades indígenas de origem dos discentes indígenas da Ufopa, sendo coordenado pela professora Marília Fernanda Pereira Leite, do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Gratuitas, as inscrições serão realizadas no local do evento. Mais informações através do e-mail marilia.leite@ufopa.edu.br.

Serviço: Minicurso “Educação Escolar Indígena Bi/Multilíngue no Estado do Pará"

• Data: 18/11/2017
  • Horário: 8h às 12h e das 14h às 16h