Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Projeto Iurupari apresenta "Auto da Nascença" na Mostra de Teatro Amador de Santarém

Projeto Iurupari apresenta "Auto da Nascença" na Mostra de Teatro Amador de Santarém

Projeto Iurupari apresenta "Auto da Nascença" na Mostra de Teatro Amador de Santarém

Apresentação do Auto da Nascença. Foto: Acervo Grupo Iurupari.

O Grupo de Teatro Iurupari da Ufopa, em parceria com o Grupo de Teatro Ilumin’art da Paróquia São Francisco de Assis, realiza neste domingo, 12 de novembro de 2017, em Santarém (PA), a apresentação da peça de teatro de rua “Auto da Nascença”, que ocorrerá a partir das 18 horas na praça da Cohab, situada na Avenida Curuá-Una, bairro Santíssimo. A apresentação integra a programação da XXVII Mostra de Teatro Amador de Santarém, que tem como objetivo dar visibilidade a produtos artísticos da região e instigar novos grupos emergentes.

Com duração de 40 minutos, a peça remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação, mas traz uma nova linguagem para um acontecimento ocorrido há séculos. A busca por um lugar seguro para o menino nascer é reforçada por questionamentos sociopolíticos articulados por meio das personagens representadas no espetáculo. A temática do nascimento do Menino Jesus reforça o verdadeiro sentido da Nascença: a paz e a fraternidade entre os homens. A classificação do espetáculo é livre para todos os públicos e o acesso é gratuito.

A direção do espetáculo é do professor Leandro Pansonato Cazula, do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa. O projeto conta com o apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), além da parceria da Paróquia São Francisco de Assis de Santarém. O elenco é composto pelos atores: Amaury Caldeira, Conceição Gomes, Emmile Sampaio, Jéssica de Miranda, Laís Natalie, Leandro Cazula, Rosana Sawaki e Wendel Freitas. A sonorização do espetáculo foi concebida por Amaury Caldeira e Illana Nogueira e parte do elenco. Os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem foram produzidos pelo próprio grupo.

Proposta - O Grupo de Teatro Ilumin’art da Paróquia São Francisco de Assis e o Projeto Iurupari da Ufopa iniciaram, em maio de 2015, as atividades de preparação do espetáculo teatral “Ilustríssimos Senhores”, escrita em 1979 pelos autores Jairo Lima e Lúcio Lombardi, de Pernambuco (PE). A peça foi premiada no XI Concurso Nacional de Dramaturgia do Instituto Nacional de Artes Cênicas, na categoria Especial de Comédia. A partir de uma adaptação livre do texto dramático para a realidade cênica dos grupos, surgiu o projeto teatral intitulado “Auto da Nascença”, concebido enquanto auto e teatro de rua.

Mais informações: http://iurupari.blogspot.com.br/ e iurupari@gmail.com.

Serviço: Espetáculo “Auto da Nascença”

  • Data: 12 de novembro de 2017 (domingo)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Praça da Cohab, situada na Av. Curuá-Una, 2652, bairro Santíssimo
  • Realização: Grupo de Teatro da Ufopa Projeto Iurupari e Grupo de Teatro Ilumin’art da Paróquia São Francisco de Assis

 

Comunicação/Ufopa, com informações do Grupo Iurupari

10/11/2017