Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Projeto Iurupari apresenta "Auto da Nascença" na Mostra de Teatro Amador de Santarém

Apresentação do Auto da Nascença. Foto: Acervo Grupo Iurupari.

O Grupo de Teatro Iurupari da Ufopa, em parceria com o Grupo de Teatro Ilumin’art da Paróquia São Francisco de Assis, realiza neste domingo, 12 de novembro de 2017, em Santarém (PA), a apresentação da peça de teatro de rua “Auto da Nascença”, que ocorrerá a partir das 18 horas na praça da Cohab, situada na Avenida Curuá-Una, bairro Santíssimo. A apresentação integra a programação da XXVII Mostra de Teatro Amador de Santarém, que tem como objetivo dar visibilidade a produtos artísticos da região e instigar novos grupos emergentes.

Com duração de 40 minutos, a peça remonta a cena do nascimento do menino Jesus, partindo da anunciação, mas traz uma nova linguagem para um acontecimento ocorrido há séculos. A busca por um lugar seguro para o menino nascer é reforçada por questionamentos sociopolíticos articulados por meio das personagens representadas no espetáculo. A temática do nascimento do Menino Jesus reforça o verdadeiro sentido da Nascença: a paz e a fraternidade entre os homens. A classificação do espetáculo é livre para todos os públicos e o acesso é gratuito.

A direção do espetáculo é do professor Leandro Pansonato Cazula, do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa. O projeto conta com o apoio do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), além da parceria da Paróquia São Francisco de Assis de Santarém. O elenco é composto pelos atores: Amaury Caldeira, Conceição Gomes, Emmile Sampaio, Jéssica de Miranda, Laís Natalie, Leandro Cazula, Rosana Sawaki e Wendel Freitas. A sonorização do espetáculo foi concebida por Amaury Caldeira e Illana Nogueira e parte do elenco. Os figurinos, adereços, cenografia e maquiagem foram produzidos pelo próprio grupo.

Proposta - O Grupo de Teatro Ilumin’art da Paróquia São Francisco de Assis e o Projeto Iurupari da Ufopa iniciaram, em maio de 2015, as atividades de preparação do espetáculo teatral “Ilustríssimos Senhores”, escrita em 1979 pelos autores Jairo Lima e Lúcio Lombardi, de Pernambuco (PE). A peça foi premiada no XI Concurso Nacional de Dramaturgia do Instituto Nacional de Artes Cênicas, na categoria Especial de Comédia. A partir de uma adaptação livre do texto dramático para a realidade cênica dos grupos, surgiu o projeto teatral intitulado “Auto da Nascença”, concebido enquanto auto e teatro de rua.

Mais informações: http://iurupari.blogspot.com.br/ e iurupari@gmail.com.

Serviço: Espetáculo “Auto da Nascença”

• Data: 12 de novembro de 2017 (domingo)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Praça da Cohab, situada na Av. Curuá-Una, 2652, bairro Santíssimo