Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Novembro Ufopa promove oficina formativa "Teatro de Rua, Diálogos e Protagonismo"

Ufopa promove oficina formativa "Teatro de Rua, Diálogos e Protagonismo"

Destinada aos artistas locais, a oficina será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro na praça São Sebastião

O grupo de teatro da Ufopa "Iurupari" promove nos dias 8 e 9 de dezembro, das 8 às 12 horas, na praça Barão de Santarém (Praça São Sebastião) a oficina “Teatro de Rua, Diálogos e Protagonismo", a ser ministrada pelo artista Fernando Cruz, do Teatro Imaginário Maracangalha, de Campo Grande (MS). Destinada aos artistas locais, a atividade formativa integra a programação da Semana Cultural "Santarém Cena - 2ª Representação”. A oficina conta com 20 vagas. Gratuitas, as inscrições serão realizadas online, através da página https://goo.gl/forms/DRSrGlb7rBJGDxB43.

Segundo a organização do evento, a oficina “Teatro de Rua, Diálogos e Protagonismo” desenvolve-se para investigar e protagonizar esteticamente o cotidiano, propondo conceitos e encaminhamentos, estabelecendo diálogos entre teatro, música e imagens, de forma participativa, valorizando as diversidades existentes dentro do grupo. A proposta adota, como meio de integração e expressão, ações de arte e vivências em encontros onde o fruir e o fazer arte são meios de construção expressiva individual e coletiva.

De acordo com o professor Leandro Pansonato Cazula, coordenador do projeto Iurupari, o encontro é desenvolvido a partir de temáticas apresentadas e escolhidas no grupo, determinando a construção específica da oficina e formação de grupo. "São oferecidos aos participantes música, dança, improvisação para teatro, desenho, pintura e leitura de imagens de obras de arte e outras possibilidades de expressão com os respectivos materiais", explica. "As produções artísticas desta construção serão expostas, apresentadas e exibidas publicamente no formato de teatro de rua, de modo que todos interajam, além de produzir outro olhar em quem assiste, construindo e desconstruindo dialeticamente e esteticamente o eu e o mundo das pessoas envolvidas".

Durante a oficina, os participantes terão acesso a noções de: dramaturgia das ruas, história do teatro de rua e exercícios de alongamento e respiração, preparando os sentidos, sensibilização, expressão corporal e gestual; provocação, com jogos dramáticos, improvisação, leitura de imagens, audição, música e vídeos; conversação com enfoque na percepção, pontos de vista, contexto histórico, identificação dos elementos surgidos e percebidos, linguagens e conceitos estéticos; construção através de esboços, com finalização e exibição pública do tema expresso na linguagem do teatro de rua, associada a expressões plásticas e outras linguagens desenvolvidas no processo.

Gratuita, a oficina é uma idealização do projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa, em parceria com o Instituto de Ciências da Educação (Iced) e a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), além do apoio da Prefeitura de Santarém, do Conselho Comunitário de Alter do Chão e da padaria Massabor.

Mais informações: (93) 99130-6555; iurupari@gmail.com; http://iurupari.blogspot.com.br; e https://www.facebook.com/iurupari/.

Serviço: Atividade Formativa “Teatro de Rua, Diálogos e Protagonismo”

• Data: 8 e 9 de dezembro de 2017
  • Horário: 8 às 12 horas
  • Local: Praça Barão de Santarém (Praça São Sebastião)