Você está aqui: Página Inicial Notícias 2017 Outubro Fecima com inscrições abertas até dia 15 de outubro para oferta de oficinas e minicursos

Fecima com inscrições abertas até dia 15 de outubro para oferta de oficinas e minicursos

O VI Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (Fecima) está com inscrições abertas aos interessados em ministrar oficinas e minicursos até o próximo dia 15 de outubro. Para inscrever-se, basta entrar no site do evento (http://www.fecima.comunidades.net) para enviar a proposta. Aos que irão participar como ouvintes, as inscrições irão até o próximo dia 26 de outubro. O festival será realizado de 26 a 28 de outubro, na cidade de Óbidos (PA), com inscrições gratuitas. A recomendação da coordenação do evento é: “Aprecie o Fecima sem moderação!"

Neste ano, o Fecima tem como tema “Amazônia: Efervescências Culturais”. O festival ocorre há seis anos no município de Óbidos e é promovido pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, em parceria com a Prefeitura do Município de Óbidos.

O evento contará com a presença de pesquisadores nacionais e locais que ajudarão os participantes no debate sobre o tema. “Serão três dias de programação de atividades culturais, promovendo expressões orais resultantes de pesquisa e extensão, saberes populares e empíricos, sarau literário, poesias e músicas, exposições artísticas, oficinas e minicursos, palestras, mesas-redondas, caminhada pelo centro histórico, expedição à serra da Escama, expedição com minicurso no estreito do rio Amazonas, e duas noites culturais, videoconferências internacionais, entre outras diversas atividades”, informou o coordenador do Fecima, Prof. Itamar Paulino (CFI). Participações confirmadas dos professores doutores Edvaldo Bernardo e José Max, ambos da Ufopa; professora Maria Glória Magalhães, da UnB; professor Walter Zadaric, da Universidade de Nantes (França); músico e poeta Eduardo Dias; e do jornalista Ronaldo Brasiliense.

No evento será apresentada ao público a riqueza patrimonial histórica, cultural, memorial e natural da Amazônia. “O VI Fecima é lugar de incentivo ao gosto estético literário, apresentando diversos cenários da vida da floresta na sua relação com a fauna, a flora, o flúvio e o firmamento. O festival é estreitamento dos laços culturais, preservação da memória e expressão da identidade amazônida”, explica Paulino.

Nesta edição do Fecima será realizado também o II Feciminha, evento dedicado ao incentivo a atividades culturais com crianças e adolescentes do município de Óbidos, que ocorrerá no primeiro dia. Confira aqui a programação completa e inscreva-se no VI Fecima.

Acesse aqui a página do evento: www.fecima.comunidades.net.

Lenne Santos - Comunicação/Ufopa, com informações da coordenação do evento

5/10/2017