Você está aqui: Página Inicial Notícias Ufopa assina acordo de cooperação técnico-científica com Prefeitura de Santarém

Ufopa assina acordo de cooperação técnico-científica com Prefeitura de Santarém

Acordo prevê ações de ensino, pesquisa e extensão. Foto: Prefeitura de Santarém.

Estabelecer programas de cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural. Este é o principal objetivo do acordo de cooperação assinado ontem, 4, entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Prefeitura Municipal de Santarém.

O acordo prevê ações comuns de colaboração no campo do ensino, da pesquisa e da extensão, através da execução de programas e/ou projetos aprovados entre as duas instituições. O prazo de vigência é de cinco anos, podendo ser prorrogado de acordo com as partes envolvidas.

Na ocasião, também foi assinado convênio para a concessão de estágio, com o objetivo de proporcionar aos discentes da Ufopa a oportunidade de estágio nos setores da prefeitura de Santarém.

O estágio se dará nas áreas de interesse da prefeitura, em atividades que estejam relacionadas à formação dos acadêmicos.

A Ufopa foi representada pelo vice-reitor, Anselmo Colares. Segundo ele, "a assinatura destes dois documentos foi um passo significativo, considerando que muitas ações já ocorrem em cooperação entre a universidade e a prefeitura, mas sem o amparo de uma formulação jurídica e técnica. Com os documentos assinados ontem, todas essas ações passam a ser feitas com melhor definição de papéis. Isso dá uma segurança jurídica institucional muito importante".

Professor Anselmo acrescentou que a partir dos documentos assinados podem surgir, posteriormente, outros termos de cooperação entre as instituições, detalhando as ações estabelecidas. "Já era algo que vinha sendo trabalhado há muito tempo. Não foi possível se concretizar na gestão passada da prefeitura, e foi muito bom que agora, neste começo de governo, seja celebrado, porque ainda há muito a ser feito ao longo dos próximos anos", finalizou.

Rosa Rodrigues - Reitoria/Ufopa

5/5/2017