Você está aqui: Página Inicial Notícias Ufopa realiza VII Encontro Aberto da Cabanagem

Ufopa realiza VII Encontro Aberto da Cabanagem

Durante o evento será lançado o livro “Tempos de Revoltas no Brasil Oitocentista: ressignificação da Cabanagem no Baixo Tapajós (1831-1840)”

Nos dias 21, 22 e 23 de junho, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove o VII Encontro Aberto da Cabanagem, no Miniauditório HA1 da Unidade Rondon. O evento, realizado anualmente pelo Programa de Educação, reúne estudantes, pesquisadores e sociedade civil organizada para discutir a maior revolução social da Amazônia Brasileira, dando destaque ao papel de Santarém e da vila de Cuipiranga, consideradas cenários importantes da Cabanagem no Baixo Amazonas.

A proposta do evento é contribuir com a historiografia do Brasil e da Amazônia ao analisar implicações da Guerra da Cabanagem, que completa 182 anos em 2017, nos campos social, cultural e educacional, sob a ótica da Historiografia, da Memória e da História. A programação terá ainda apresentações de pesquisas sobre a temática desenvolvidas na Ufopa.

Veja a programação completa do VII Encontro Aberto da Cabanagem.

Lançamento – No dia do aniversário de Santarém (22), às 19h, também ocorrerá o lançamento do livro “Tempos de Revoltas no Brasil Oitocentista: ressignificação da Cabanagem no Baixo Tapajós (1831-1840)”, fruto da dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pelo professor Wilverson Rodrigo Silva de Melo, do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

A obra, publicada pela editora CRV, reconstitui um dos movimentos sociais mais importantes do século XIX no Brasil, em um drama que traz elementos da Antropologia e da poesia. A narrativa se baseia em documentos de época e na memória coletiva, ainda hoje presente no Baixo Tapajós, para tratar de uma nova dimensão política e social da Cabanagem, não apenas das lutas e disputas políticas entre poderosos, mas entre índios e negros, mestiços e trabalhadores, soldados e pequenos funcionários.

Inscrições – Quem quiser participar pode se inscrever até o dia 21 de junho nos locais abaixo. A taxa é de R$ 10,00.

Campus de Santarém

• Unidade Amazônia: Saguão de entrada (das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30);
  • Unidade Rondon: Patifão e LAPEG (das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30);
  • Unidade Tapajós: Saguão do Bloco de Salas Especiais (prédio Laranja) (das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30).

Campus de Óbidos:

• Sala I (das 8h às 11h30, das 14h às 17h30 e das 19h às 21h).

19/6/2017