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Campus Óbidos

RELAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS REGIONAL ÓBIDOS

18 de Junho de 2019 às 09:45

Título: APOIO E ASSESSORIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO À ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MENINO JESUS - AAMJ

Período de vigência: 01/03/2019 a 01/03/2020

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Raimunda Santos da Costa

Resumo: O Projeto Apoio e Assessoria Didático-Pedagógico à Associação dos Amigos do
"Menino Jesus" — AAMJ, compõe a grande área de conhecimento das Ciências
Humanas e a temática principal é a educação. Pretende promover o intercâmbio
sociocultural entre Ufopa e comunidade Obidense, ao prestar apoio e assessorar
didático-pedagógica à Associação dos Amigos do Menino Jesus, entidade de direito
privado sem fins lucrativos, que atende crianças e adolescentes, escolares em situação
de vulnerabilidade social e jovens impossibilitados de acesso ao mercado de trabalho,
por viverem as consequências das desigualdades sociais; da pobreza e da exclusão
social; da falta de vínculos afetivos na família e nos demais espaços de socialização que
mesmo tendo acesso à educação escolarizada não conseguem bom desempenho na
escola e sucesso na vida. O Projeto terá como público-alvo 100 (cem) alunos dos anos
iniciais do ensino ftutdamental atendidos pela AAMJ e suas famílias e 04 (quatro)
académicos bolsistas do Curso de Pedagogia da Ufopa/Campus Óbidos, além de
participantes voluntários. O número estimado de pessoas beneficiadas será de
aproximadamente 350 pessoas. Foi projetado para ser executado no período de 01 (um)
ano, iniciando em março de 2019 e encenando em dezembro de 2019, com
possibilidade de prorrogação.

 

Título: EDUCAÇÃO E RURALIDADES

Período de vigência: 28/02/2019 a 28/02/2020

Coordenador: Prof. Breno Louzada Castro de Oliveira.

Vice-coordenadora: Profa. Clênya Ruth Alves Vasconcelos

Resumo: A proposta deste Projeto de Extensão, em consonância com a Minuta do Documento
Indutor - Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017-2021) da Universidade
Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que prevê expansão do atendimento específico a
populações do campo (UFOPA, p. 53), consiste em incluir na pauta política da UFOPA
a educação do campo como uma tarefa de formação da Universidade na relação com a
educação básica, tendo em vista as dificuldades e obstáculos que a oferta de educação
do campo tem enfrentado no município de Óbidos. A inclusão dessa pauta nas
demandas extensionistas do Campus Regional de Óbidos (UFOPA) passa pelo
acompanhamento do soerguimento da Casa Familiar Rural (CFR) de Óbidos que retoma
suas atividades, interrompidas há dois anos, no mês de março de 2019, em nível de
ensino médio com base na pedagogia da alternância. Objetiva, com esta
intencionalidade, desenvolver formação continuada aos professores da educação básica,
ao mesmo tempo em que oportuniza aos estudantes de Pedagogia, reflexões
epistemológicas sobre a educação do campo. Passa igualmente pelo acompanhamento
da oferta de escolarização à população rural da região do Cipoal - Óbidos, mais
especificamente no âmbito da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Tenente Pedro
Muniz", em nível fundamental (10 ao 9° ano), na região de terra firme. A metodologia
do projeto consiste de atividades formativas, oficinas de cultura e seminário de
avaliação junto ao público delimitado.

 

Título: ESCOLA DE REFERÊNCIA.

Período de vigência: 18/03/2019 a 18/03/2023 (1° ano)

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Raimunda Santos da Costa

Resumo: O Projeto "Escola de Referência" tem por objetivo prestar assessoria técnica e pedagógica á
Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Irmã Finnina", a fim de
transformá-la em Escola de Referência para a Rede de Escolas do Município de Obidos. Pretende
ser instrumento de ajuda para transformar tanto a formação disponibilizada na escola básica
quanto a do futuro Pedagogo/Professor, a partir da projeção de uma formação de base
humanizadora, cuja estratégia de ensino e aprendizagem se pauta numa opção pedagógica cuja
questão central é a apropriação, aplicação e ressignificação de conhecimentos, saberes e valores,
inclusive, de base socioeconômica, do lugar imediato e aqueles de âmbito regional, nacional e
internacional. Pretende-se desenvolver a pesquisa, o ensino e a extensão de forma integrada,
produzir e/ou adotar metodologias e recursos didático-pedagógicos e tecnológicos que ajudem a
qualificar o ensino aprendizagem e melhore os índices de desempenho educacional, da rede de
escolas e facilitem tanto a compreensão dos alunos e professores do Curso de Pedagogia acerca
da formação proposta e dos diferentes setores da Escola quanto a melhoria qualitativa do que é
ensinado e aprendido pelos professores e alunos da escola a partir da aquisição, produção e
aplicação de conhecimentos científicos, tecnológicos e comunicacionais, de trocas de experiência,
vivências, estágios curriculares, formação continuada e ações/eventos programados com esta
finalidade. A perspectiva de formação é a instalação e consolidação de uma "escola educadora"
que se pretende seja referência para as demais escolas de Obidos. Afinal, uma Escola de
Referência é projetada e capacitada para promover a aprendizagem dos alunos em todas as áreas
do saber humano, desenvolvendo os conteúdos e as competências necessárias à formação de
pessoas e profissionais sensibilizados, realizados, motivados, cidadãos conscientes e
colaborativos que seguirão aprendendo e ensinando pela vida, iniciando esta formação desde a
educação básica.

 

Título: LABORATÓRIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO BÁSICA DO CURSO DE PEDAGÓGICA

Período de vigência: 18/03/2019 a 18/03/2019

Coordenadora: Profa. Dra. Marilene Maria Aquino Castro de Barros

Resumo: O projeto de Extensão do Laboratório Didático-Pedagógico de Formação Básica do
Curso de Pedagogia, tem por objetivo macro, contribuir para instrumentalizar os alunos
do curso de Pedagogia, com os conhecimentos teórico-práticos necessários ao exercício
da docência e do trabalho pedagógico, propiciando-lhes uma formação que supere a
dicotomia teoria x prática, a partir da integração acadêmica do ensino, pesquisa e
extensão, a fim de habilitá-lo a atuar em diferentes campos profissionais em âmbitos
escolares e não escolares, com competência técnico-científica, social, política e humana,
construídas na elaboração e execução de projetos de intervenção de alunos e professores
empreendidos a partir de um espaço/ambiente formal de aprendizagens laboratorial na
Ufopa/Campus de Óbidos. Para tanto, lançaremos mãos de metodologias que reverberem
em respostas satisfatórias às demandas local e regional por formação de profissionais da
educação, uma vez que o Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFOPA/Campus
Regional de Óbidos se dispõe a formar um pedagogo/professor qualificado, competente,
habilitado e comprometido com as suas atividades profissionais, de conformidade com as
demandas sócio regionais e em atendimento às diretrizes e bases da legislação vigente no
pais.

 

Título: PROGRAMA DE TREINAMENTO ESTRATÉGICO EM RECURSOS DIGITAIS: INTEGRANDO ATIVIDADES ACADÉMICAS E ADMINISTRATIVAS

Período: 01/04/2019 a 01/04/2020

Coordenador: João Lúcio de Souza Júnior

Resumo: Visando disponibilizar o ensino de tecnologias digitais para servidores técnicos
administrativos, professores, comunidade acadêmica e comunidade externa, foi
elaborado um projeto de extensão intitulado programa de treinamento estratégico em
recursos digitais: integrando atividades acadêmicas e administrativas. Este projeto foi
idealizado baseado nas dificuldades encontradas pelos servidores em relação à
utilização das tecnologias de informática do campus, bem como no melhor
aproveitamento das mesmas, a fim de tornar a informática uma ferramenta mais ativa e
útil para a instituição. Este treinamento foi elaborado através dos seguintes cursos, todos
voltados às atividades da instituição: Libre Office, Microsoft Office (Word, Excel e
Power Point), Ferramentas de compartilhamento utilizando a tecnologia em Nuvem. Os
quais serão avaliados mediante provas escritas e práticas. Ao término deste projeto
vários resultados, são esperados como o aprimoramento do trabalho das coordenações
nas atividades administrativas, a redução do número de chamados ao suporte de
informática, o uso social do laboratório de informática em prol da comunidade interna e
externa.