Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Óbidos

Ultima atualização em 27 de Janeiro de 2022 às 16:25

Sobre o COBI

Em fevereiro de 1994, sob a Administração Superior do Professor Dr. Marcos Ximenes Pontes, então reitor da UFPA, sob a Coordenação do Professor Aldo Gomes Queiróz/Campus de Santarém e a Coordenação do Colegiado do Curso de Pedagogia/Santarém da Professora Maria Raimunda Santos da Costa, foram realizadas as provas do Vestibular UFPA nas salas da Escola Estadual “Felipe Patroni”, nesta cidade, cujo resultado foi divulgado no dia 23 de fevereiro de 1994, dos candidatos selecionados para compor a primeira turma do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, ofertada a partir do convênio celebrado entre a Prefeitura de Óbidos, o Estado do Pará e a Universidade Federal do Pará/UFPA.

Para o pleito foram disponibilizadas 50 vagas do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia para atender professores da área de abrangência do Campus, via processo de expansão da UFPA, as 50 vagas foram todas preenchidas. O início das atividades acadêmicas se deu em julho de 1994, funcionando em Óbidos, no Forte Pauxis. Esta turma concluiu no ano de 1999, com cerimônia de outorga de grau, no dia 11 de dezembro de 1999, no Auditório da E.E São José - Turma: Arlam Carlos Correa dos Reis.

Em 1999, ainda pela expansão da UFPA, com o término da primeira turma, foi ofertada no município a segunda turma do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com início das atividades acadêmicas em julho de 1999, funcionando no Forte Pauxis. Ano de conclusão: 2004. Cerimônia de outorga: 24 de julho de 2004. Local: auditório da EEEM São José - Turma: Professor Mario Adônis da Silva.

Em 2001, a partir da parceria firmada entre a UFPA/Campus de Santarém e o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF, foi oferta a terceira turma de Licenciatura Plena em Pedagogia, exclusivamente, para professores do Município de Óbidos. As atividades acadêmicas iniciaram em julho de 2001, nas dependências do Centro de Ensino Integrado “Irmã Firmina”. Ano de conclusão: 2006 Cerimônia de outorga: 17 de junho de 2006. Local: auditório da EE São José - Turma: Maria de Fátima Sousa Lima.

Em 2004, foi ofertada a primeira turma do Curso de Licenciatura Plena em Letras, via FUNDEF. O início das atividades acadêmicas ocorreu em julho de 2004, com funcionamento no Centro de Ensino Integrado (CEI) “Irmã Firmina”, prédio construído para alojar o Núcleo Universitário de Óbidos. Ano de conclusão: 2009. Cerimônia de outorga: 14 de março de 2009. Local: Assembleia Recreativa Pauxis - Turma: Prof. Dr. Edvaldo da Silva Bernardo.

Em 2009, da incorporação do Campus de Santarém da Universidade Federal do Pará (UFPA/Santarém) e da Unidade Descentralizada Tapajós da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA/Santarém), nascia a Universidade Federal do Oeste do Pará – (UFOPA), criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, compondo o REUNI, Programa de Expansão das Universidades Federais e o acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) que previa a ampliação do ensino superior na região amazônica e garantia a manutenção das ações que já vinham sendo realizadas na região Oeste do Pará.

Em Santarém, a UFOPA mantém três Unidades Acadêmicas: Unidade Amazônia, localizada na Avenida Mendonça Furtado, 2.946 – bairro de Fátima; Unidade Rondon, localizado no bairro do Caranazal (antigas instalações da UFPA), e a Unidade Tapajós, localizado no bairro Salé (antigas instalações da UFRA). Por ser uma Universidade Multicampi, a UFOPA assimilou também outras unidades da UFPA e da UFRA para a formação de suas Unidades Acadêmicas Regionais: Campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

 

II - CONSOLIDAÇÃO DO CAMPUS DE ÓBIDOS

 

As atividades acadêmicas do Campus Regional de Óbidos iniciaram, em 2009, passando a funcionar efetivamente, a partir de 2010, com a implantação das turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, iniciadas no dia 30 de junho de 2010, com oferta intensiva, nos períodos de férias escolares. Como ainda não se dispunha de instalações próprias, as turmas foram acomodadas nas dependências da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Inglês de Souza”, localizada na Rua Antônio Brito de Souza, bairro de Terezinha, onde funcionou a 1ª etapa dos cursos de graduação: Licenciatura em Pedagogia e Licenciaturas Integradas em História e Geografia, Biologia e Química, Letras (Português e Inglês) e Matemática e Física. Nessa época, toda a responsabilidade de manutenção das atividades atinentes à execução das aulas coube à Secretaria Municipal de Educação – SEMED, na pessoa do Secretário de Educação Professor Edson Silva de Pádua e do Prefeito Municipal, senhor Jaime Barbosa da Silva.

Em junho de 2010, em decorrência da realização de concurso público para o preenchimento de vagas para servidores técnicos do Câmpus Óbidos, a partir de dezembro de 2010 foram nomeados os servidores: Melinda Évenin da Silva Savino – Administradora; Milton de Souza Fernandes – Bibliotecário; Elza Soares Barbosa – Assistente em Administração e Silvia Maria Mesquita Silveira – Assistente em Administração. Pelo convênio celebrado entre a Universidade e a Prefeitura do município, o Campus passou a ocupar uma das salas da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Raymundo Chaves”, localizado no bairro da Cidade Nova, funcionando até o dia 30 de junho de 2013, quando foram transferidos para a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Irmã Firmina”, localizada na Avenida Nelson Souza, bairro Perpétuo Socorro.

Em julho de 2011 novas turmas do Parfor iniciaram suas atividades no Campus: 01 de Licenciatura em Pedagogia; 01 de Licenciatura Integrada em Letras – Português e Inglês; 01 de Licenciatura Integrada História e Geografia e 01 de Licenciatura Integrada Biologia e Química.

Em julho de 2012, entraram mais 01 turma de Licenciatura em Pedagogia; 01 de Licenciatura Integrada História e Geografia e 01 de Licenciatura Integrada Matemática e Física.

Em dezembro de 2012, o Prefeito de Óbidos, senhor Jaime Barbosa da Silva, em cerimônia oficial, legalizou a doação do antigo prédio do Centro de Ensino Integrado “Irmã Firmina” - CEI, para a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA. Neste evento estiveram presentes o Professor Aldo Gomes Queiróz, representando o reitor da Universidade, a professora Terezinha Pacheco, diretora de Interiorização da UFOPA, a equipe de servidores do Campus e autoridades municipais, como se vê nas fotos abaixo. A partir dessa decisão, a Instituição adotou todos os procedimentos legais necessários à liberação de recursos com vistas a efetuar a restauração do prédio, concluída em março de 2014.

Em julho de 2013, foi ofertada apenas 01 turma do Curso de Pedagogia, perfazendo assim um total de 13 (treze) turmas e de 435 acadêmicos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica-Parfor.

Em dezembro de 2013, ocorreu a realização de novo concurso público com disponibilidade de vagas para o Campus Óbidos e a partir de julho de 2014, outros servidores foram nomeados: Rômulo José da Silva Viana – Técnico em Assuntos Educacionais; João Lucio de Souza Junior – Técnico em Informática; Helenice da Silva Gomes – Secretária Executiva; Ana Ione Elisiario Nagawo – Assistente em Administração e Thatila Celestino Girard – Assistente em Administração.

À equipe de servidores/técnicos do Campus e a SEMED coube a responsabilidade pela organização e o funcionamento do Parfor, cujo calendário de atividades acadêmicas ocorria nos meses de janeiro/fevereiro e julho/ agosto, (etapas longas), com duas semanas complementares (etapas curtas) nos meses de abril ou maio e outubro ou novembro.

Em março de 2014, após concluídas as obras de restauração, o Campus passou a contar com 15 dependências, sendo: 03 salas de aulas, 01 sala destinada ao laboratório multidisciplinar; 01 para o laboratório de informática; 01 para a biblioteca, 01 para a secretaria acadêmica, 01 sala de professores; 01 sala para o serviço do técnico em informática, banheiros masculinos, femininos e para portadores de necessidades especiais; 01 sala da administração, 01 espaço para almoxarifado e 01 para copa/cozinha.

A partir do dia 30 de março de 2014, a equipe dos 04 (quatro) servidores nomeados passou a desenvolver suas atividades rotineiras nas instalações próprias da UFOPA/Campus Óbidos. Neste mesmo ano, no dia 28 de julho, na sede da Prefeitura Municipal de Óbidos, na presença do então Prefeito Sr. Mario Henrique de Souza Guerreiro foi lavrado o Termo de Doação de um novo imóvel a UFOPA, localizado na Avenida Prefeito Nelson Souza, com as seguintes dimensões: 100m2 de frente, por 300m2 de fundos, com vistas a construção das novas instalações da UFOPA/Campus Óbidos (ver documento anexo).

Neste ano, no mês de outubro, Dina Carla Vasconcelos Sena da Silva, servidora ocupante do cargo de administradora, foi transferida de Santarém para o exercício no Campus de Óbidos. Devido a processo de redistribuição do servidor Milton de Souza Fernandes para outra IES, assumiu a vaga de Bibliotecária do Campus, em abril de 2015, a servidora Gisele de Medeiros Pinheiro, disponibilizada temporariamente para o Campus.

Somente em 2017, foi nomeada a servidora Bárbara Tereza Costa do Nascimento - Bibliotecária Documentalista para exercer estas atividades no Campus de Óbidos, através da Portaria nº 2088/PROGEP, de 10 de setembro de 2017.

A partir do ano de 2015, iniciavam as Cerimônias de Outorga de grau das turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor/Campus Óbidos.

No dia 13 de março de 2015, nas dependências do Templo Assembleia de Deus, foi realizada a cerimônia de outorga de grau dos acadêmicos das 05 (cinco) turmas de 2010, dos seguintes cursos: Licenciatura em Pedagogia e Licenciaturas Integradas em Letras (Português/Inglês), Matemática e Física, Biologia e Química e História e Geografiaistória e ;

Em 31 de março de 2016, nas dependências do Templo Assembleia de Deus ocorreu a outorga das 04 (quatro) turmas de 2011, dos seguintes cursos: Licenciatura em Pedagogia e Licenciaturas Integradas em Letras (Português/Inglês), Biologia e Química e História e Geografia; e 18 (dezoito) acadêmicos remanescentes das turmas de 2010;

Em 08 de março de 2017, nas dependências da Igreja da Paz, bairro da Cidade Nova, foi realizada a outorga de grau dos acadêmicos das três turmas de 2012, dos seguintes cursos: Licenciatura em Pedagogia e Licenciaturas Integradas em Matemática e Física e História e Geografia; mais 25 (vinte e cinco) remanescentes de 2010 e 2011;

No dia 14 de janeiro de 2018, nas dependências da Assembleia Recreativa Pauxis, foi realizada a cerimônia de Outorga de grau da turma do Parfor/Pedagogia 2013, para 23 (vinte e três) acadêmicos da turma e mais 11 (onze) remanescentes das turmas 2010, 2011 e 2012, totalizando assim 418 (quatrocentos e dezoito) concluintes dos cursos ofertados pelo PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA- Parfor, Campus Regional de Óbidos.

Está prevista para acontecer no mês de agosto do ano em curso a cerimônia de outorga de grau da turma de Licenciatura em Pedagogia 2015.

 

Dados coletados por Elza Soares Barbosa/Coordenadora Acadêmica/Campus Óbidos

 

VÍDEO INSTITUCIONAL DO CAMPUS DE ÓBIDOS