Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Óbidos

RELAÇÃO DE PROJETOS PESQUISA DO CAMPUS REGIONAL ÓBIDOS

18 de Junho de 2019 às 10:07

Título: Cognições e Práticas de Educadores voltadas para o Desenvolvimento de habilidades sociais/ Habilidades para a vida.

Período de vigência: Julho de 2018 a julho de 2020

Coordenadora: Profa. Dra. Irani Lauer Lellis

OBJETIVOS:
Geral:
- Investigar cognições e práticas dos educadores sobre Habilidades sociais e/ou habilidades
para Vida.
Específicos:
- Conhecer o que os docentes pensam referente ao desenvolvimento de Habilidades Sociais
e/ou habilidades para a Vida nos alunos;
- Analisar o relato dos docentes sobre suas práticas facilitadoras do desenvolvimento de competências para a vida nos alunos;
- Analisar a existência da relação entre cognições e práticas dos docentes referente a Habilidades Sociais e/ou habilidades para a Vida e o desenvolvimento de tais habilidade nos alunos.

 

 

Título: Ensino Superior Indígena na Amazônia e Formação de Professores.

Período de vigência: 05/2018 a 12/2018

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Antonia Vidal Ferreira.

OBJETIVOS:

Geral:
Investigar as relações de pertinência entre o modelo de universidade para a Amazônia e a
formação de professores na área de atuação indígena em nível superior no marco de modelos
civilizatórios de povos e sociedades.


Específicos:
- Discutir sobre a democratização do ensino superior e sua consequência na qualidade do
ensino.
- Construir o perfil dos estudantes indígenas da Ufopa e suas expectativas de formação em
nível superior.
- Discutir sobre os modelos de universidade na e para a Amazônia.
- Levantar subsídios para a educação indígena em nível superior.
- Levantar demandas formativas para docentes de indígenas em nível superior.
- Analisar o processo de inclusão e acompanhamento dos estudantes indígenas nos cursos da
Ufopa.
- Identificar  possíveis  articulações  entre  a  educação  básica  e  superior  desse  segmento
acadêmico formado pelos indígenas, na Ufopa.

 

 

Título: A participação da escola no combate ao bullying.

Período de vigência: 05/2018 a 05/2019

Coordenadora: Profa. Dra. Marilene Maria Aquino Castro de Barros

OBJETIVOS:
Geral:
Promover discussões e entendimentos teóricos e empíricos junto aos profissionais
da educação acerca do fenômeno da violência na escola e suas diversas formas
de manifestação.
Específicos:
C. Dialogar com sobre o contexto histórico e cultural no fenômeno da violência esco-
lar;
Dialogar sobre as questões legais que envolvem o enfrentamento das práticas de
violência na escola;
Identificar as formas de violência vividas e/ou vivenciadas no espaço escolar;
Desenvolver práticas de situações-problema relacionadas aos diversos tipos de vi-
olência escolar;
Propor ações de enfrentamento para que os profissionais saibam lidar com as for-
mas de violência que se manifestam na escola.