Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Oriximiná

Ultima atualização em 26 de Setembro de 2019 às 13:52

Sistemas agroflorestais implantados em áreas degradadas no Território Quilombola Trombetas são avaliados pelo Laboratório de Edafologia.


As atividades, executadas pelos discentes de Ciências Biológicas, buscam avaliar o estoque de carbono no solo e as populações de bactérias fixadoras de nitrogênio


Discentes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas  – CORI,  que fazem parte do Laboratório de Edafologia, coordenado pelo Prof° Cauan Araújo, colaboram com o projeto “Sistemas Sustentáveis de Produção Agroflorestal”, financiado pelo EDITAL ITAÚ ECOMUDANÇA, e executado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA), com o apoio da SEMAGRI-Oriximiná e estagiários do curso Técnico em Agropecuária da EETEPA-Oriximiná.

As unidades experimentais são sistemas agroflorestais implantados, sem queima, em áreas degradadas no Território Quilombola Trombetas. As atividades, executadas pelos discentes de Ciências Biológicas, buscam avaliar o estoque de carbono no solo e as populações de bactérias fixadoras de nitrogênio. Ademais, tem o objetivo de promover técnicas de manejo ecológico dos solos em áreas degradadas, pela adoção de leguminosas frutíferas nativas com capacidade de fixação biológica de nitrogênio no solo.

Os resultados preliminares indicam que o manejo sem queima foi capaz de aumentar significativamente os estoques de carbono no solo, tanto para a camada mais superficial (0-5cm), quanto para a camada 5-30cm. Os estudos ainda vão avaliar a estabilidade do carbono orgânico adicionado ao solo. 

Se almeja com esse projeto a melhor qualificação e ampliação de produção agroflorestal dos agricultores quilombolas do Alto Trombetas, contribuindo para a redução de emissão de gases do efeito estufa na atmosfera e promovendo o estoque de carbono orgânico por meio da restauração da coberta vegetal das unidades produtivas envolvidas. 

Por fim, cabe destacar a profícua articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais e associações de moradores das comunidades quilombolas na realização deste projeto.

Sistema agroflorestal no Território Quilombola Trombetas.

Equipe do projeto e agricultores beneficiários.

As atividades, executadas pelos discentes de Ciências Biológicas, buscam avaliar o estoque de carbono no solo e as populações de bactérias fixadoras de nitrogênio