Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!
Buscar somente nesse site.

Campus Oriximiná

Ultima atualização em 9 de Setembro de 2022 às 08:34

Parcerias


Parcerias de Sucesso!

Prefeitura de Oriximiná


A Prefeitura de Oriximiná é uma importante parceira da UFOPA Campus Oriximiná Prof. Dr. Domingos Diniz desde a sua fundação, com o auxílio financeiro para construção, reforma e manutenção de alguns espaços físicos da instituição. A Prefeitura de Oriximiná também já auxiliou o campus com a cessão de transporte gratuito para os discentes da instituição até algumas das principais áreas da cidade, no patrocínio de eventos científicos, aporte a projetos e estágio supervisionado para ambos os cursos do Campus. O campus retorna à prefeitura a permissão do uso de sua máquina de ração, a viabilização do acesso da população ao álcool 70% para o combate à COVID-19, cursos de capacitação e o uso de seu espaço físico para eventos e treinamentos, dentre outras oportunidades.
Diretamente ao curso de BSI, a Prefeitura de Oriximiná atua em conjunto com projetos de pesquisa e extensão, aporte financeiro para organização e participação eventos e uso do material humano formado através de estágio supervisionado em área específica do curso.

Site: https://www.oriximina.pa.gov.br/

Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO)


Fundada em julho de 1989, a Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO) representa as comunidades quilombolas desse município paraense. A ARQMO surgiu como uma resposta às invasões e ameaças contra os territórios quilombolas registrados a partir da década de 70, quando se intensificou a ocupação da região. Data desse período a instalação da Mineração Rio do Norte que ocupou parte de suas terras; a criação da Reserva Biológica do Trombetas, que impediu o acesso aos principais castanhais; a edificação pela Eletronorte de uma vila para a implantação da Hidroelétrica de Cachoeira Porteira, no Rio Trombetas; e, ainda, o aumento do número de fazendas e de ocupações de pequenos posseiros. A criação da ARQMO foi motivada também pela necessidade de se fazer valer o direito à propriedade da terra, assegurado pela Constituição Federal de 1988.
Atualmente, a ARQMO reúne sete dessas associações. Cinco delas já têm seu território titulado: ACORQAT - Associação, das Comunidades Remanescentes de Quilombos da Área Trombetas; ACRQBV - Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Boa Vista; ACRQAF - Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Água Fria; ACORQE – Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos da Área Erepecuru e parte da área da Associação MÃE DOMINGAS Território Alto Trombetas I.
As associações ACRQAT - Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Alto Trombetas II do Município de Oriximiná e ACORQA - Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Ariramba; além do restante do território reivindicado pela Associação Mãe Domingas, ainda estão no processo de titulação.
A Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO) e a UFOPA Campus Oriximiná Prof. Dr. Domingos Diniz atuam na inclusão e acesso às comunidades tradicionais que as compõe. A ARQMO também já auxiliou na intermediação com outras instituições, como a Mineração Rio do Norte e a ONG Cidades Sustentáveis.
A ARQMO é uma importantíssima parceira deste Campus na realização de projetos de pesquisa, ensino e extensão, além de compor muitas das ações socioculturais promovidas pela instituição e oferecer estágio supervisionado discentes de BSI. 

Site: https://cpisp.org.br/quilombolas-em-oriximina/quem-sao-como-vivem/arqmo/

Mineração Rio do Norte (MRN)


A Mineração Rio do Norte (MRN), sediada em Porto Trombetas- PA, é uma sociedade anônima de capital fechado, constituída em 1979 por uma associação de empresas nacionais e internacionais. A empresa integra a cadeia do alumínio e atua na extração e no beneficiamento de bauxita, base para a produção desse metal.
A MRN atua em conjunto com o Campus Oriximiná Prof. Dr. Domingos Diniz principalmente em eventos, com o aporte aos participantes, auxílio na alimentação, no caso da etapa local da XXIV Maratona de Programação - Etapa Regional e na I Conferência Regional de Tecnologia Verde do Oeste do Pará, realizada em Oriximiná.

Site: https://www.mrn.com.br/

Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará – Oriximiná (EETEPA)


As Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, como o próprio nome indica, são de responsabilidade do Governo do Estado do Pará e busca formar alunos no nível técnico nas principais áreas de atuação e vocações de alguns de seus municípios. Oriximiná conta com uma unidade com os cursos de Meio Ambiente, Meteorologia, Informática, Agropecuária e Zootecnia.
A parceria UFOPA Campus Oriximiná Prof. Dr. Domingos Diniz e Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará – Oriximiná (EETEPA) se consolida através de cursos, minicursos e oficinas oferecidos aos discentes da UFOPA e abertos à da EETEPA. Além disso, é oportunizado aos discentes de ensino médio bolsas de iniciação científica Júnior, participação em projetos de extensão e estágio supervisionado. Em contrapartida o Campus de Oriximiná também pode utilizar os espaços físicos da instituição, quando necessário.

Site: http://www3.sectet.pa.gov.br/inscricoes_eetepa/public/eetepa

Universidade Federal do Pará


A Ufopa foi criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009. É a primeira instituição federal de ensino superior com sede num dos pontos mais estratégicos da Amazônia, no município de Santarém, a terceira maior cidade paraense, mundialmente conhecida por suas belezas naturais, com destaque para o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas. A criação da Ufopa faz parte do programa de expansão das universidades federais e é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no qual se prevê a ampliação do ensino superior na região amazônica.
A Ufopa surgiu da incorporação do Campus de Santarém da UFPA e da Unidade Descentralizada Tapajós da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), as quais mantinham  atividades na  região Oeste paraense. A Ufopa assimilou também outras unidades da UFPA e da Ufra para a formação dos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. A UFPA também atua em conjunto com o Campus Oriximiná Prof. Dr. Domingos Diniz através de projetos de pesquisa onde participam discentes e docentes.

Site: https://portal.ufpa.br/

Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON)


Na região Norte, em Belém, através de iniciativa da Eletrobrás, da Universidade Federal do Pará – UFPA e do Governo do Estado, foi implantado o primeiro Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia - CEAMAZON, localizado no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, anexo a UFPA. Sua concepção resultou da união de professores e pesquisadores da UFPA, apoiados pela Eletrobrás, que acreditaram na proposta e celebraram o convênio com a instituição em 2 de junho de 2006, materializando e iniciando as buscas por eficiência energética na Regia Amazônica.
Tendo sua sede inaugurada em abril de 2010, o CEAMAZON foi configurado para atuar como uma entidade pública de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), vinculado à Universidade Federal do Pará, e possui o intuito de ser inventivo e apresentar propostas inovadoras no âmbito da eficiência energética, visando o uso racional de energias e ainda promovendo o desenvolvimento desse campo de conhecimento com a multidisciplinariedade de pesquisadores das engenharias Elétrica, Mecânica, Civil, Química, Arquitetura e Urbanismo, entre outras.
Desde então o CEAMAZON tem contribuído para o desenvolvimento sustentável regional, buscando a eficiência energética por meio da expansão tecnológica e oferecendo subsídios para a regulamentação do mercado de eficiência energética em diversas escalas de atuação na Região Norte, estando, inclusive, em consonância com vários dos indicativos de ações apresentados nas minutas do presente PRDA, tais como: disseminação do conhecimento e qualificação técnica da população para o fortalecimento do desenvolvimento produtivo; proposição e desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão para comunidades, principalmente de baixa renda; desenvolvimento de mecanismos de transferência de tecnologia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para o setores produtivo, entre outros.
O CEAMAZON tem parceria com o Campus Oriximiná Prof. Dr. Domingos Diniz através de projetos de pesquisa onde participam discentes e docentes

Site: https://www.ceamazon.com.br/

 

Chalmers University of Technology | Chalmers


A Chalmers University of Technology é uma universidade tecnológica em grande escala com profundidade científica e amplitude interdisciplinar. A pesquisa fundamental orientada pela curiosidade é tão natural para nós quanto a pesquisa aplicada para resolver desafios sociais concretos. Nossos 2.300 pesquisadores, instrutores e alunos de doutorado realizam pesquisas sobre tudo, desde os menores blocos de construção da matéria, à biologia de sistemas e produtos alimentícios, a questões climáticas, segurança no trânsito e galáxias distantes. Eles trabalham em estreita colaboração com a indústria e o setor público em todas as pesquisas. Chalmers também tem um forte ar internacional criado por intercâmbios e colaborações com as principais universidades do mundo.
A UFOPA/CORI também já fez parte desta rede de colaboração através do intercâmbio de dois discentes de BSI durante três meses na Chalmers University of Technology sob a orientação da Profa. Dra. Flávia Pessoa Monteiro e o Prof. Dr. Carlos Natalina da Silva.

Site: https://www.chalmers.se/en/Pages/default.aspx

SKALENA


A SKALENA é uma empresa da área Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) sediada em São Paulo e Belo Horizonte. A Skalena tem a missão de levar soluções de Integração de Sistemas, APIs e DevSecOps, além de arquiteturas de referência e blueprints contando sempre com soluções de alto prestígio e destaque de mercado. Além de continuar a explorar novas tecnologias, tendências e soluções de vanguarda para o mercado em geral.
Esta empresa busca possibilitar a exportação com excelência de tecnologias, talentos e grandes casos de sucesso e através da remotabilidade, trabalham com parceiros no Brasil todo, agregando ao time e oportunizando diversos profissionais. 
O Campus Oriximiná Prof. Dr. Domingos Diniz é parceiro da SKALENA através de estágios supervisionados na modalidade 100% remoto, com responsabilidade do Edgar Silva, que também trabalha atualmente para 42Crunch, uma empresa da Inglaterra focada em proteção de APIs, e é sócio da Skalena, uma empresa brasileira de tecnologia. Nos seus 25 anos de carreira, Edgar Silva passou por diversas multinacionais de tecnologia: Borland, Sun Microsystems, Red Hat, Oracle, MuleSoft (adquirida pela Salesforce) e WSO2. É pós-graduado em Marketing pela Universidade de La Verne nos EUA, com MBAs em Economia, Engenharia da Computação, e atualmente está cursando um MBA de negócios na USP - Universidade de São Paulo. 

Site: https://www.skalena.com/

 

CBSI Júnior

A CBSI Júnior é a Empresa Júnior da UFOPA no Campus de Oriximiná, que foi concebida por discentes dos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas e Sistemas de Informação. Se trata de uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo prestar serviços e desenvolver soluções para diversos setores da sociedade. A CBSI Júnior possui participação de docentes de ambos os cursos na orientação dos projetos, entretanto, toda a execução é realizada pelos graduandos que, por essa composição na estrutura da empresa, proporciona valores menores em relação ao mercado.

Além do objetivo de prestação de serviçpos, a CBSI Júnior tem por finalidade proporcionar aos graduandos a oportunidade de contato com o mercado de trabalho mesmo antes de conseguir sua graduação. Nesse processo ele desenvolverá aprimoramento técnico e melhoramento das relações interpessoais, trabalhando em equipe. com seus colegas na empresa júnior e se relacionando com os clientes, oferecendo consultoria nas áreas de atuação da organização.