PDI UFOPA 2017-2023: Seminários Temáticos discutem modelos de desenvolvimento regional

31/07/2017 14:38

Taynara Gomes (UFPA) mostrou como Santarém segue um modelo de urbanização insustentável.

A reitora Raimunda Monteiro e o vice-reitor Anselmo Colares; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clodoaldo dos Santos; servidores e estudantes da Universidade; representantes dos governos estadual, federal e dos municípios da região Oeste do Pará; e o deputado estadual Airton Faleiro participaram da abertura dos "Seminários Temáticos - Diálogos com a Sociedade", uma das últimas fases desta primeira etapa de construção participativa do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufopa (PDI 2017-2023), realizada nos dias 26 e 27, no auditório da unidade Tapajós.

As atividades econômicas destacadas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Pará, denominado “Pará 2023”; as estimativas da extração do ouro na região; a exploração dos recursos energéticos; a importância dos projetos pedagógicos dos cursos no planejamento das instituições de ensino superior (IFES); e a interdisciplinaridade no ensino superior foram os temas abordados durante as mesas-redondas.

Na avaliação da reitora, que acompanhou todas as mesas-redondas dos seminários, apostar em construir o planejamento, a partir da socialização dos planejamentos estratégicos, visão e metas de outras instituições, e ouvindo também as demandas sociais da região, foi eficaz à medida em que as informações repassadas irão subsidiar o plano da Ufopa.

“Os debates foram tão bons que era preciso ter mais do ponto de vista das informações das instituições, que os agentes sociais trouxeram sobre o que está acontecendo na região. Do ponto de vista do econômico, do social, do territorial, da saúde, da educação, que são informações que nós devemos levar em conta para planejar a Universidade, como a Universidade vai responder aos anseios da população, aos problemas colocados, aos desafios de respostas para os problemas sociais, econômicos, para a questão cultural e também as questões que envolvem a gestão pública das instituições, pois ao final das contas, elas são instadas a resolver os problemas colocados para a população da região”, avalia a reitora.

Ainda de acordo com a reitora, este foi o primeiro aporte de informações a serem desenvolvidas na fase de diagnóstico do plano. “No decorrer da elaboração do PDI, estas questões serão aprofundadas; mas hoje, para mim, foi muito importante ter um quadro geral bastante abrangente de informações que norteiam os temas dos seminários e como eles irão influenciar o planejamento da Universidade”, disse.

Próximas fases e etapas

A última fase desta primeira etapa do PDI é a de Diagnóstico Institucional, com os Grupos de Trabalho, que ocorrerá no período de 7 de agosto a 7 de setembro. Logo em seguida, entre os meses de setembro e de outubro, começam os trabalhos da 2ª etapa, que consistem em: planejamento estratégico, com os grupos de discussão; estruturação do documento base do PDI 2017-2023; e reunião de sistematização do documento base pela comissão de execução.

Para saber mais sobre a elaboração do PDI da Ufopa 2017-2023 e o cronograma das ações futuras, acesse o site http://www.ufopa.edu.br/pdi/.

Confira o registro fotográfico dos eventos no álbum: https://www.flickr.com/photos/132566521@N05/albums/72157686834627865.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

28/7/2017

Fonte: http://www.ufopa.edu.br/noticias/2017/julho/pdi-ufopa-2017-2023-seminarios-tematicos-discutem-modelos-de-desenvolvimento-regional

MULTICÂMPI