PDI 2017-2023: dia 30 começa etapa de diagnóstico institucional participativo

22/08/2017 17:03
PDI 2017-2023: dia 30 começa etapa de diagnóstico institucional participativo

No período de 30 de agosto a 5 de outubro ocorrerá a etapa do Diagnóstico Institucional, penúltima fase do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2023 da Ufopa. Ao todo, são seis os Grupos Temáticos (GTs), nos quais serão discutidos os temas relevantes para a gestão da Universidade. São eles: Perfil Institucional; Projeto Pedagógico Institucional; Gestão Institucional; Infraestrutura; Aspectos Financeiros e Orçamentários; Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional.

Com participação aberta ao público em geral, esta etapa do PDI pretende reunir comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil organizada para a discussão participativa, que, além de realizar um diagnóstico situacional da Universidade no período de 2012-2016, também fará o planejamento estratégico para os próximos 6 anos. “Nesta fase do processo de elaboração do PDI é de extrema importância a participação da comunidade acadêmica e sociedade civil da região Oeste do Pará. Esta fase, que envolve o diagnóstico e o planejamento estratégico, é o cerne do processo de elaboração do PDI, no qual serão avaliados os objetivos estratégicos, metas e ações do período de 2012-2016, no que concerne às suas realizações ou não, e também planejar estrategicamente os próximos anos”, explica o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clodoaldo dos Santos.

Na avaliação da reitora Raimunda Monteiro, este é o momento de avaliação, por parte da comunidade, das metas e ações realizadas pela Universidade. "A Administração Superior da Ufopa conclama a comunidade a participar ativamente da etapa de diagnóstico da Universidade, pois é este o momento de avaliar o desempenho da Instituição em sua missão. Quais são nossas forças e nossas fraquezas, naquilo que foi planejado no passado, na forma como executamos e com os recursos de que dispomos? Quais são nossos acertos e quais as dificuldades que enfrentamos, o que é necessários ajustar, mudar, transformar na nossa política de ensino, pesquisa e extensão? Considerando nossa realidade interna e as questões externas relacionadas à política nacional de educação do país, a conjuntura econômica dos próximos vinte anos, quais os desafios da nossa Universidade nesses cenários? O PDI abre o canal de diálogo com a comunidade para que a Universidade seja avaliada por dentro dos mecanismos institucionais adequados e consagrados no sistema de planejamento e de avaliação das IFES do país", avalia a reitora.

Cronograma – Abaixo estão relacionados todos os seis Grupos de Trabalhos com os seus respectivos eixos temáticos e conteúdos a serem discutidos junto a sociedade e comunidade acadêmica:

GT - Perfil Institucional (início: 30/8/17, com previsão de duração de 2 dias)

• Histórico da Ufopa
  • Inserção regional, nacional e internacional
  • Áreas de atuação acadêmica
  • Missão, visão e valores

GT - Projeto Pedagógico Institucional (início: 11/9/17, com previsão de duração de 5 dias)

• Princípios filosóficos e técnico-metodológicos
  • Políticas institucionais
  • Organização didático-pedagógica
  • Oferta de cursos e programas (presenciais e a distância)

GT - Gestão Institucional (início: 19/9, com previsão de duração de 2 dias)