Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Estar de acordo com a Ética de Publicação e Declaração de Negligência, considerando que a Revista Exitus (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA), ISSN 2237-9460 (online), indexada em: Edubase - Base Nacional de Periódicos em Educação (BD) FE/UNICAMP, Diadorin, BASE, Diadorin, Latindex, Sumários.org, prima pelas práticas de respeito à conduta moral, de acordo com as normas de editoração cientifica de periódicos, previstas na Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC: http://www.abecbrasil.org.br/. E a ética internacional na publicação e declaração de negligência, recomendadas pela Elsevier, que podem ser encontradas no link: http://publicationethics.org/resources/guidelines. As instruções estão disponíveis em Ética de Publicação e Declaração de Negligência.

    A Revista Exitus está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Diretrizes para Autores

A Revista Exitus não cobra taxas de processamento, submissão e publicação de artigos de autores nacionais e internacionais.

1. A Revista Exitus ISSN 2237-9460 (online), indexada em: Edubase - Base Nacional de Periódicos em Educação (BD) FE/UNICAMP, BASE, Dialnet, SEER, Sumários.org, Livre, Diadorin, DOAJ, Google Scholar, IRESIE, Latindex e Educ@ - metodologia Scielo, publica trabalhos originais, referentes à área da Educação sob diferentes campos da pesquisa como: Estudos em Formação docente, Práticas pedagógicas, Políticas e Gestão Educacional, dentre outras temáticas da Educação.

2.  É um periódico de publicação contínua. O material aceito e não publicado imediatamente poderá ser publicado em blocos posteriores, ficando a critério dos editores a melhor inserção do material na revista. 

3.  Serão aceitos Artigos que cumpram as normas da Revista especificadas abaixo:

a. Somente serão considerados para publicação artigos referentes a pesquisa teórica e/ou empírica e relatos de práticas educativas.

b. Os trabalhos deverão ser submetidos através do seguinte endereço:

http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus

c. Os textos dos artigos em português deverão ter de 25 a 30 páginas. Textos de origem internacional, em inglês ou espanhol no mínimo 15 páginas, as quais devem vir numeradas, incluídas as referências e as notas. Cada artigo poderá ter no máximo três (3) autores. Número maior que 3 autores deverão apresentar justificativa a ser apreciada pelo Comitê Editorial da Exitus. 

d. Os artigos deverão conter: título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol (resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen, palavras claves), introdução, conclusão/considerações finais e referências. A coordenação e o Comitê Editorial da Revista Exitus, disponibilizou arquivo com a estrutura do artigo para facilitar a editoração. Documentos que não estiverem de acordo com o Template não serão aceitos. Para acessá-lo, basta clicar no link a seguir e realizar o download: Template Revista Exitus.

e. O texto deverá ser digitado no editor Microsoft Word, fonte Century Gothic 12, espaço 1,5. Deverá ser formatado em A4 e as margens do texto deverão ser: inferior, superior e direita 2,5 cm e esquerda de 2,5 cm.

f. O(s) nome(s) do(s) autor(es), por extenso, vínculo com a instituição (cidade e país), ORCID (obrigatório) e e-mail, deverão ser colocados em arquivo separado (Doc. Suplementar), para assegurar o anonimato no processo de avaliação.

g. O resumo (abstract e resumen), não excedendo 250 palavras, deverá conter informações sucintas sobre o artigo. Até três palavras-chave deverão ser acrescentadas ao final, tanto do resumo como do abstract e do resumen.

h. O(s) autor(es) deve(m) ter o cuidado de não utilizar(em) referências que possam identificá-lo(s) no processo de avaliação.

i. A utilização de notas de rodapé deve ser apenas para alguma informação de caráter explicativo.

j. As citações devem seguir as normas da ABNT em vigor.

k. O(s) autor(es) deve(m) realizar cuidadosa revisão gramatical do texto antes de seu envio no site da Revista Exitus.

l. A versão final do texto, aprovada para publicação e o contato do profissional de letras revisor do texto, deverão ser enviados para o e-mail revistaicedufopa@gmail.com 

m. O(s) autor(es) ao submeter(em) artigos à Revista EXITUS concordam em ceder os direitos autorais para a mesma em regime de exclusividade e originalidade do texto, sendo necessária a autorização expressa da mesma para publicação em outro veículo.

n. Os autores e co-autores de artigos e resenhas publicados na Revista Exitus terão um prazo de, no mínimo, um ano para nova publicação na revista. 

o. Não será oferecida qualquer remuneração para os autores dos trabalhos.

p. Considerando que a Revista Exitus possui um número expressivo de artigos publicados relacionados a área de educação, recomendamos que estes sejam utilizados como referência, pois permite enriquecer a discussão atual, tornando o texto submetido mais sintonizado com as reflexões publicadas neste periódico. Além de evidenciar o autor do manuscrito submetido como leitor da revista.

Atenção: A Revista Exitus informa que para os artigos a serem publicados em 2021, o número de páginas será alterado para o mínimo de 20 e no máximo 25 laudas, demais diretrizes permanecem conforme o template da Exitus.

 

Referências

Devem ser organizadas em ordem alfabética, alinhados à esquerda e seguir as normas da ABNT. Listar todos os autores do trabalho. Os títulos dos periódicos deverão ser completos e não abreviados. Incluir somente as obras mencionadas no trabalho. Alguns modelos de referências bibliográficas:


Artigos

MOREIRA, A. F. B.; KRAMER, S. Contemporaneidade, educação e tecnologia. Educação e Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1037-1057, 2007.


DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação no Brasil: múltiplas regulações e controle. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 1, p. 53-65, 2011.

 

Anais

RIBEIRO, R. S. F. A saúde mental do trabalhador e a educação como forma de cuidado. In: SIMPOSIO DO LAGE, 7., 2009, Campinas. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009. p. 73-80.


Livros

CUNHA, L. A. Educação, estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1991.


BRASIL, W. Ciência e educação superior na Amazônia. Porto Velho: Edufro, 2007.


Capítulo de livro

LONGHI, A. J. Dialogo na diversidade. In: GOERGEN, P. (Org.). Educação e dialogo. Maringá: Eduem, 2010. p. 83-115.


Tese

COLARES, A. A. Colonização, catequese e educação no Grão-Pará. 2003. 186f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2003.

 

Obs.: Demais referências aqui não exemplificadas deverão atender a norma da ABNT NBR 6023/2002.


4. Resenhas

Para o envio das resenhas, deverão ser seguidos os mesmos critérios especificados para os artigos, obedecendo as seguintes alterações:

1. Serão aceitas resenhas de livros inéditos, clássicos, recentes ou de pouca divulgação.

2. Os arquivos devem ser submetidos em extensão “doc.”, “.docx.” ou “rtf.”.

3. A resenha deverá ter no máximo 6 páginas.

4. A resenha deve ter título diferente do título do livro resenhado.

A resenha deve ter no seu início uma ficha técnica do livro resenhado, contendo os dados necessários (título, autor, editora, cidade, ano, número de páginas, ISBN, etc.).

 

5. Propostas de Dossiê 

As propostas enviadas a Revista Exitus serão analisadas previamente pelo Conselho Editorial, devem ser submetidas por um(a) pesquisador(a) responsável pela organização do número. Primeiramente, deve-se enviar a proposta do dossiê temático para o e-mail: revistaicedufopa@gmail.com, incluindo:

1. Apresentação com título, justificativa e relevância do tema;

a. Resumo de cada artigo, com  até 250 palavras, que comporá o número;

b. Cada número deverá ser composto por, no mínimo, seis e, no máximo, oito artigos;

c. Curriculum abreviado dos autores, apresentando suas titulações e vinculações institucionais.

2. A proposta deverá expressar a diversidade teórico-metodológica do campo; contemplar diferentes instituições e regiões do país (são aceitos, no máximo, dois artigos da mesma instituição), e incluir, necessariamente, a participação de autores filiados a instituições brasileiras e internacionais.

a. A critério do organizador, podem constituir na proposta artigos redigidos nos idiomas português, inglês e espanhol;

b. Não serão aceitos para publicação artigos que não integrem uma proposta temática previamente aprovada pelo Conselho Editorial;

c. Os textos originais completos serão submetidos à apreciação prévia do Conselho Editorial, seguindo o mesmo processo de avaliação dos artigos de fluxo contínuo;

d. Após aprovação dos artigos pelos pareceristas, a publicação na Revista Exitus se concretizará após a assinatura da Autorização para publicação e da Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais.

3. Processo de submissão:

a. A proposta previamente encaminhada à apreciação do Comitê Editorial, se aprovada, deverá ser submetida pelo(a) organizador/a em até 60 dias, contando a partir da data de comunicação de aprovação, no Sistema da Revista Exitus, que utiliza o Open Journal System.

b. Cada autor deverá se registrar no sistema e submeter o seu artigo para apreciação do Conselho Editorial, indicando no campo “Comentário do autor” o título da proposta do dossiê ao qual pertence. O acesso ao sistema de cadastro pode ser realizado a partir de: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/user/register>

c. A apresentação formal dos textos originais e doc. suplementar deverá seguir as Diretrizes para autores informadas no endereço:

<http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/about/submissions#authorGuidelines>

4. Cabe ao organizador da proposta as seguintes funções:

a. definir a ordem dos textos;

b. cuidar do número de paginas do conjunto e cumprimento das normas de apresentação dos textos;

c. redigir a apresentação;

d. supervisionar o trabalho de submissão dos autores convidados;

e. acompanhar, se for o caso, o processo de reformulação dos artigos com os autores;

 f. cumprir a entrega dos textos revisados no prazo estipulado;

g. assegurar que os autores enviem a Autorização para publicação e Declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais.

A revista Exitus declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de total responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Equipe Editorial deste periódico.

As orientações aqui elencadas devem ser seguidas pelos proponentes e autores convidados, caso contrário poderá implicar na recusa da proposta.

        

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.