Um estudo sobre laboratórios multidisciplinares de ciências da natureza em escolas públicas da região Oeste do Pará

Autores

  • Ademir de Souza Pereira
  • Naicy Camila Paixão da Conceição

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1110

Resumo

Por meio da presente pesquisa, analisamos a implantação e a utilização de vinte laboratórios didáticos multidisciplinares de Ciências da Natureza, situados em cinco municípios da região Oeste do Pará. Foram visitadas vinte e seis escolas, localizadas em sete municípios distintos, entre os anos de 2012 e 2016. Dezoito professores que atuam nos laboratórios didáticos responderam a um questionário e submeteram-se a uma entrevista semiestruturada. Estas foram organizadas em torno dos processos de implantação dos laboratórios e suas estruturas, das formações dos professores e das atuações nos laboratórios. Constatamos que a escolha para a implantação dos laboratórios não ocorreu no contexto da escola e que a maioria dos professores atuantes nos espaços não se sentiu confiantes em desenvolver sua atividade, haja vista que durante as formações básicas não houve formação para atuação com o uso da experimentação didática. A partir destas constatações, sugerimos que abordagens sobre laboratórios multidisciplinares em Ciências da Natureza sejam curricularizadas nos cursos de formação de professores e que os professores atuantes sejam oportunizados a frequentar espaços formativos que contemplem abordagens sobre os laboratórios didáticos multidisciplinares.

 

Palavras-chave: Laboratório multidisciplinar didático. Experimentação didática. Pesquisa qualitativa.

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Pereira, A. de S., & Conceição, N. C. P. da. (2019). Um estudo sobre laboratórios multidisciplinares de ciências da natureza em escolas públicas da região Oeste do Pará. Revista Exitus, 9(5), 331-360. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1110

Edição

Seção

Artigos