Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas

Autores

  • Fábio André Porto Alves
  • Janaina Guimarães da Fonseca e Silva

DOI:

https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1114

Resumo

O objetivo desse artigo consiste em analisar a elaboração do Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar em Ciências Humanas no IF Sertão PE Campus Petrolina, visando contribuir para ações reflexivas dos docentes sobre suas práticas pedagógicas e possibilitando ações interdisciplinares em seu locus de atuação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada por uma intervenção-ação, pois buscou uma modificação na situação investigada. A pesquisa foi realizada na IF Sertão PE Campus Petrolina, sendo os sujeitos envolvidos 08 professores e professoras que atuam no ensino médio integrado. Foram realizados 04 encontros de formação, sendo o último deles de avaliação da proposta de intervenção, materializada em um produto: o Roteiro de Sistematização da Reflexão e Trabalho Interdisciplinar. Os resultados encontrados demostram que: apesar dos docentes já terem executado em suas ações pedagógicas projetos interdisciplinares, pouco se caracterizavam como tal. Ao longo da intervenção, os professores e professoras buscaram participar efetivamente dos momentos presenciais de formação continuada. Mesmo nas ausências pontuais, devido principalmente à carga excessiva de trabalho que esses profissionais possuem, a rede social foi um elemento de fundamental importância, elevando o conceito de comunidade de aprendizagem. Apesar de considerarmos que o tempo para vivenciar os elementos que constituem o Roteiro, produto final desta investigação científica, ser exíguo para avaliarmos o alcance dos trabalhos interdisciplinares, desenvolvidos entre os professores participantes da pesquisa, pensamos que foi atingido o objetivo, no que concerne à mudança de atitude e de postura frente a ações interdisciplinares em ciências humanas no Ensino Médio Integrado.

 

Palavras-chave: Reflexão. Formação Docente. Práxis Interdisciplinar.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Alves, F. A. P., & Silva, J. G. da F. e. (2019). Ensino médio integrado do IF Sertão PE Campus Petrolina: desafios e possibilidades para uma práxis interdisciplinar de professores de ciências humanas. Revista Exitus, 9(5), 448-474. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1114

Edição

Seção

Artigos